Ópticas VIP

Ópticas VIP

Slogan da sua empresa

Leu e viu isso? Então seu cliente também!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Feirantes dividem espaço com lixo e até urubus no mercado de Parnaíba

 Os 358 feirantes e outras centenas de pessoas que passam todos os dias pelo Mercado Público Municipal da Caramuru, em Parnaíba, tem de conviver com a sujeira, mau cheiro e os urubus, que já viraram presença constante no lugar. Os feirantes afirmam que já tentaram de todos os jeitos espantar os bichos, mas a falta de um melhor saneamento da área acaba permitindo que eles voltem todos os dias.
Os quatro compartimentos do mercado estão sempre lotados no período da manhã e no início da tarde ainda é possível encontrar alguns comerciantes que aproveitam para vender um pouco a mais. E foi neste horário que o180graus visitou o mercado. 
A sujeira e o mau cheiro no local não podem ser retratados com tanta fidelidade nesta reportagem, mas se pudesse, seria de impressionar. Mas a culpa não é dos feirantes, mas da estrutura do lugar que nunca foi adequada. O serviço de limpeza da prefeitura bem que passa pelo mercado todos os dias, mesmo assim, ainda não conseguem resolver o problema que é bem maior.
Quem passa pelo local tem de conviver com os bichos, que ficam bem perto, sem nenhum receio. "Todos os dias soltamos foguetes para ver se eles se espantam e vão embora, mas já estão acostumados, e nem voam mais. Aqui é todo dia desse jeito", afirma Chaguinha, que vende carne suína. 
Seu Chaguinha conta que os urubus já não temem mais a presença das pessoas e nem aos fogos de artifício usados para espantá-los Seu Chaguinha conta que os urubus já não temem mais a presença das pessoas e nem aos fogos de artifício usados para espantá-los 
Ele lembra que o problema pior, é quando chega o período chuvoso. Como os quatro compartimentos do mercado são separados, a água cai entre as partes e deixa os feirantes ilhados. "Quem está lá na outra parte não vem pra cá, e quando o vento joga a chuva, quem está nas pontas tem de tirar tudo senão molha. O Mão Santa disse que se ganhasse ia fechar isso aqui, fazer um mercado de verdade. Disse que ia tirar essas mesas aqui do meio, e fazer um compartimento só para os feirantes. Essas mesas ficam no meio e o povo não consegue nem transitar. Fora o esgoto, que corre praticamente dentro do mercado", afirma o vendedor de carne.
Esgoto passa por dentro do mercado; pior situação é no período chuvoso
O espaço também não tem estacionamento, e o trânsito no local, durante o horário de maior movimento, fica complicado. Nem mesmo os feirantes tem onde deixar os carros, já que onde deveria ser o estacionamento, hoje está tomado pelas barracas. Os feirantes admitem a necessidade de uma reforma urgente a fim de melhorar a estrutura do local e diminuir a sujeira que espanta os fregueses.
Quando chove, água cai entre os compartimentos e deixa os feirantes ilhados
REPÓRTERES: Apoliana Oliveira e Fábio Carvalho

Centro do Rio amanhece com marcas de destruição após protesto

 
Agência bancária amanheceu destrúida nesta terça-feira (8) (Foto: Ronald Senra/G1)Agência bancária amanheceu completamente destrúida nesta terça-feira (8) (Foto: Ronald Senra/TV Globo)
Após o grande protesto realizado no Centro do Rio na noite de segunda-feira (7), a região amanheceu  com rastros de destruição nesta terça (8). Na Avenida Rio Branco, esquina com a Rua Santa Luzia, várias agências bancárias foram depredadas e  pichadas, e também tiveram os caixas eletrônicos e vidros e portas quebradas. Na ação, pelo menos 15 manifestantes foram detidos e levados para a 5ª DP (Mem de Sá). Um deles era menor de idade, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
saiba mais
    A passeata, que começou pacífica, reuniu milhares de pessoas — 10 mil, segundo a Polícia Militar, e 50 mil, de acordo com o sindicato de professores. Entre as reivindicações, melhores salários para os docentes (entenda).  No entanto, às 20h30 começou mais uma noite repleta de cenas de vandalismo, causada por uma minoria de ativistas mascarados.

    O grupo seguiu quebrando bancos, placas, pontos de ônibus e fazendo fogueiras com lixo e entulho por ruas do Centro, Glória e Lapa. Um ônibus foi incendiado próximo ao Cine Odeon, ainda na Cinelândia. Bombeiros controlaram o fogo. Ninguém ficou ferido. Outro coletivo, desta vez perto dos Arcos da Lapa, foi depredado. Segundo a Rio Ônibus, foram mais de dez veículos quebrados.
    Centro do Rio amanhece com marcas de destruição após protestos (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)Centro do Rio amanhece com marcas de destruição após protestos (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)
    A depredação chegou também ao Theatro Municipal, outro prédio centenário do Centro, ao lado da Câmara. Na sede do Legislativo, segundo a assessoria de imprensa da casa, agentes do grupamento especial da Guarda Municipal e o efetivo da Coordenadoria Militar conseguiram impedir a invasão. Os vândalos jogaram galões de gasolina e bombas caseiras pelas janelas, na tentativa de incendiar o prédio. A parte externa foi pichada com palavras contra o prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral.
    Um homem que se aproveitou do tumulto foi preso após ser achado com quatro aparelhos de televisão e pares de chinelo, em um ponto de ônibus próximo à Central do Brasil. A polícia investiga se ele furtou os produtos durante a confusão. Em depoimento, o preso negou o crime e disse que apenas recebeu o material. Ele foi autuado por receptação e, segundo a polícia, tem cinco passagens por furto na mesma região.
    Manifestação reuniu professores e estudantes no centro do Rio de Janeiro. (Foto: Christophe Simon/AFP)                                                                                         Professores usaram 'escudos' de cartolina contra a
    violência policial (Foto: Christophe Simon/AFP)
    Câmara sem expediente nesta terça
    Devido à depredação, a administração da Câmara Municipal informou que não haverá expediente nesta terça-feira (8). O prédio ficará fechado para a realização de perícia policial. "Apesar do incidente, a Câmara do Rio reforça que respeita os professores municipais e que estará sempre aberta ao diálogo democrático. Reconhece também que é legítimo o ato público promovido pela categoria e está ciente de que vândalos e baderneiros se infiltraram no movimento com claro propósito de destruir a sede do Legislativo Municipal".

    TJ mantém decisão pelo fim da greve
    O Tribunal de Justiça do Rio negou na segunda o recurso do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) contra a liminar que obriga os professores da rede municipal a voltar ao trabalho, sob multa de R$ 200 mil por dia. A decisão autoriza a prefeitura a cortar o ponto dos docentes a partir do dia 3 de setembro.
    Plano de cargos de professores
    Um grupo de vereadores da oposição esteve também na segunda-feira com a juíza da 5ª Vara de Fazenda Pública, Roseli Nalin, para conversar sobre a decisão da Justiça que poderia suspender em caráter liminar a votação do plano de cargos e salários aprovado no último dia 1º.  Segundo os vereadores, a juíza informou que vai solicitar outras informações para a Câmara sobre os fatos ocorridos no dia da votação e a decisão deve sair até quarta (9).
    7 de outubro - Policial caminha em frente a ônibus queimado por black blocs durante protesto no Rio. A manifestação é para exigir mudanças no sistema de ensino público estadual e municipal. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)Policial caminha em frente a ônibus queimado por black blocs durante protesto no Rio. A manifestação é para exigir mudanças no sistema de ensino público estadual e municipal. (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

    Campanha quer evitar que grandes empresas comprem açúcar com origem em áreas de conflito

    Brasília – Usado em boa parte dos alimentos industrializados, como sucos e refrigerantes, biscoitos e iogurtes, o açúcar é um ingrediente fundamental para a indústria alimentícia para realçar o sabor dos alimentos. Seu crescente consumo, contudo, além de preocupar especialistas em saúde, também é alvo da apreensão de organizações ambientalistas e de defesa dos direitos humanos.
    Na semana passada, a Oxfam, entidade internacional que reúne 17 organizações não governamentais (ONGs) que atuam em 92 países, lançou uma campanha para que as dez maiores empresas alimentícias e de bebidas não alcoólicas do mundo adotem medidas para evitar que pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais sejam expulsos de suas terras para dar espaço ao plantio de cana-de-açúcar.
    Segundo a Oxfam, as grandes empresas globais de alimentos e bebidas raramente são donas da terra onde a cana-de-açúcar é produzida. Mesmo assim, devem adotar medidas para identificar, evitar e resolver eventuais conflitos agrários decorrentes da produção dos insumos que consomem.
    Com a campanha, a Oxfam espera que a pressão da opinião pública force companhias como Coca-Cola, Pepsi, Danone, Nestlé, Kellogg's e Unilever a não adquirir o açúcar produzido por fornecedores instalados em áreas em litígio. A lista inclui também a Associated British Foods (detentora, no Brasil, da marca Ovomaltine), General Mills (dona da marca Yoki e responsável por vender as barras de cereais Nature Valley e o sorvete Häagen-Dazs), Mars (chocolates M&M e Twix; molhos Masterfoods) e Mondelez International (Tang, Fresh, Clight, Trakinas, Halls, entre outros produtos)
    A Oxfam considera que essas empresas não adotam medidas para identificar, evitar e tratar os conflitos fundiários e sociais eventualmente provocados por seus fornecedores de açúcar.
    De acordo com a Oxfam, em 2012 foram produzidas 176 milhões de toneladas de açúcar em todo o mundo. Após o consumo mundial ter mais que dobrado entre 1961 e 2009, a estimativa é que, “devido ao nosso insaciável amor pelo doce”, a produção cresça 25% até 2020. O aumento da demanda, alerta a entidade internacional, pode acirrar a disputa por áreas produtivas.
    “Comunidades pobres do mundo inteiro são envolvidas em conflitos por terras, sendo expulsas sem serem consultadas e sem receber qualquer compensação [financeira] para que enormes plantações de cana-de-açúcar sejam instaladas. Ao perderem suas terras, essas pessoas também perdem seus lares e sua principal fonte de renda e de alimentos”, aponta a Oxfam no relatório O Gosto Amargo do Açúcar, divulgado na semana passada, em que cita o açúcar, a soja e o óleo de dendê como as três matérias-primas cuja produção mais oferece riscos de fomentar conflitos.
    Para a Oxfam, as dez maiores empresas, principal alvo da campanha, têm que reconhecer sua responsabilidade na resolução dos conflitos agrários da indústria açucareira. “Embora possam não ter responsabilidade legal ou controle direto sobre os conflitos, como importantes compradores elas estão sujeitas às normas internacionais de direitos humanos e devem assumir responsabilidade no encaminhamento do direito à terra em sua cadeia de suprimento”, alega a entidade, antes de apontar que, embora as decisões das dez companhias possam mobilizar outras empresas a seguir o mesmo caminho, cabe aos governos locais a responsabilidade por resolver os conflitos agrários.
    “Conflitos agrários são questões de longa duração, com raízes complexas na má governança, na posse incerta da terra e em desigualdades históricas. Os governos têm a responsabilidade de garantir os direitos básicos a seus cidadãos. Se as Dez Grandes transmitirem uma mensagem clara de tolerância zero para a apropriação de terras – mensagem reforçada por mudanças na política e na prática – poderão fazer a diferença”, conclui o estudo.
    Edição: Davi Oliveira

    Receita libera hoje consulta ao 5º lote do Imposto de Renda

    MOEDA-DINHEIRO-REAL-4.jpg
    A Receita Federal liberou nesta terça-feira 9h  a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do exercício de 2013 (ano-calendário 2012). Poderão ser consultados também os lotes residuais referentes aos exercícios de 2012 a 2008, correspondentes aos anos-calendário de 2011 a 2007, respectivamente, liberados da malha fina. O dinheiro estará disponível no banco no próximo dia 15.

    Segundo a Receita Federal, do exercício deste ano, serão creditadas as restituições de 1.467.774 contribuintes, já acrescidas da taxa Selic de 4,35%.

    Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smarthphones que usam os sistemas operacionais Android e iOS, que facilitam a consulta.

    Quem identificou algum erro deve enviar uma declaração retificadora para sair da malha fina. O extrato da declaração é disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no qual se encontram outras informações relativas ao IR.

    A restituição do IR fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-lo na página da Receita na internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC.

    Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os números 4004-0001, nas capitais, e 0800-729-0001, nas demais localidades, para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

    FMI mantém previsão de crescimento de 2,5% para o Brasil em 2013

    LINHA-MONTAGEM-ROBOS-07.jpg
    O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que a economia brasileira crescerá 2,5% em 2013, o mesmo nível que havia previsto em julho, apesar de reduzir em 0,7 ponto sua projeção para 2014, a 2,5% de expansão.

    A recente desvalorização da moeda vai melhorar a competitividade externa, destaca o relatório semestral da instituição, que também adverte para uma inflação mais elevada, que reduziu os rendimentos reais e pode pesar no consumo.

    A estimativa de crescimento de 2,5% para a economia brasileira este ano coincide com a das autoridades do país e com o mercado.

    O Brasil cresceu 7,5% em 2010, mas o crescimento foi desacelerando, atingindo 2,7% em 2011 e 0,9% no ano passado.

    Na primeira metade do ano, avançou 1,5%, estimulado por uma melhoria do investimento, mas o FMI estimou que o ritmo será mais moderado na segunda metade do ano.

    Grave acidente deixa duas pessoas feridas em cruzamento de avenidas


    Mais um grave acidente resultou em duas pessoas feridas nos cruzamentos das avenidas Princesa Isabel com a Coronel Lucas. Uma jovem identificada como Adriana de Aguiar Silva Souza e a idosa Francisca Raimunda Conceição foram as envolvidas.
    De acordo com informações dadas pela guarda municipal, Elizângela Pereira, testemunhas relataram que a idosa ao fazer a passagem do cruzamento que fica localizado próximo ao Balão da Guarita foi colhida por uma Fan Preta sem placa guiada por Adriana Silva.

    No momento do impacto, Adriana de Aguiar e a senhora Francisca Raimundo caíram e sofreram várias escoriações pelo corpo. De acordo com Carmélio Ferreira, socorrista do SAMU, o estado das duas envolvidas no acidente é estável, mas passarão por avaliação médica.

    O cruzamento das avenidas Princesa Isabel com a Coronel Lucas tem chamado a atenção de autoridades e populares, pois vários acidentes já ocorreram no local por conta do grande fluxo de carros e pela velocidade que os automóveis trafegam nestas vias o que aumenta o risco de colisões.
      Portal Costa Norte

    utilizou dinheiro da saúde em passeio é encaminhada à Brasília


     Vereadores Marquinhos Geronço (PRB), Zé Cláudio da Borracharia(PSB) e Zé Germano (PT)(Imagem:Reprodução)

    Vereadores Marquinhos Geronço (PRB), Zé Cláudio da Borracharia (PSB) e Zé Germano (PT) O procurador da República Marco Túlio Lustosa Caminha declinou da atribuição e determinou o envio de noticia crime em desfavor do prefeito de Esperantina Lourival Bezerra Freitas (PSDB) e da ex-secretária de Saúde Eliane Bezerra Freitas, efetuada pelos vereadores Marquinhos Geronço (PRB), Zé Cláudio da Borracharia (PSB) e Zé Germano (PT), a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, em Brasília, pela prerrogativa de função (foro privilegiado). Segundo os vereadores, os gestores utilizaram dinheiro da saúde para a realização de passeio ao Delta do Parnaíba, com direito a caranguejada, paga com recursos da rubrica Atenção Básica, notícia veiculada no GP1, nos dias 02 (aqui) e 03 (aqui) de setembro.

    Em despacho datado de 30 de setembro o procurador observa que há indícios da prática do crime previsto no art.1°, inciso III, do Decreto Lei 201/67 (desviar, ou aplicar indevidamente, rendas ou verbas públicas) e “estando o prefeito Lourival Bezerra Freitas no pleno exercício do mandato de prefeito, determino o envio da presente notícia de fato a Procuradoria Regional da República da 1ª Região, em Brasília-DF, para que adote as providências que entender cabíveis”.
    Imagem: ReproduçãoLourival Bezerra(Imagem:Reprodução)Lourival Bezerra
    O Procurador da República a qual o feito for distribuído, em Brasília, deverá manda instaurar inquérito na Polícia Federal, em Parnaíba, para a apuração dos fatos.

    Funcionária de farmácia tem os dentes quebrados durante assalto

    A funcionária de uma farmácia no município de Corrente, a 874 km de Teresina, foi agredida e teve os dentes quebrados durante um assalto por volta das 9h desta terça-feira (08). De acordo com a PM, o acusado identificado como Douglas Gonzaga da Silva, 22 anos, foi preso em flagrante durante tentativa de fuga.

    Fotos: Portalcorrente

    "A mulher estava abrindo a farmácia quando foi surpreendida pelo bandido. A vítima gritou nervosa e acabou levando um soco violento na boca e quebrou os dentes. Rapidamente o Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) foi acionado e o acusado preso", explica o PM, J.Silva.


    Ainda de acordo com a PM, o acusado teria abordado a vítima com uma faca e ainda teria levado uma quantia, não revelada, da farmácia. A vítima identificada como Rejane Aguiar Lustosa, 27 anos, foi encaminhada ao Hospital Regional de Corrente. 



    Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
    gracianesousa@cidadeverde.com

    Em protesto, servidores cercam governador e exigem plano de cargos

    O governador Wilson Martins foi abordado por manifestantes quando se deslocava do Palácio de Karnak para a inauguração do prédio do Iapep, que fica localizado atrás do Palácio. Cerca de 50 manifestantes abordaram o governador e pediram que ele encaminhasse para a Assembleia Legislativa, o projeto de Lei de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores administrativos. 

    Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

    O gestor não se intimidou com o assédio dos servidores e conversou com o presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde, Bartolomeu Gaspar. Ele chegou a brincar com o sindicalista. “Rapaz, tu já está criando confusão”, disse Wilson que ouviu do Bartolomeu que queria uma audiência com ele para tratar do plano de cargos ainda hoje. 

    Wilson Martins disse que não dava para recebê-los hoje, mas garantiu que irá marcar uma reunião. Os servidores entregaram um documento ao chefe do executivo.


    Ao chegar ao Iapep, em entrevista à imprensa, o governador solicitou que a base aliada não trate de eleição este ano deixe somente em 2014. “A partir da virada do ano, ninguém segura mais as conversas sobre as eleições. Queremos que a base fique unida, vamos fazer o possível para que isso ocorra”, destacou.  


    Sobre a reforma do Iapep, ele disse que o governo está resgatando uma das mais importantes instituições do Estado, modernizando para que os assegurados sejam melhores atendidos. 





    Flash de Yala Sena

    Devotos de São Francisco deixam centro inundado de lixo

    Lixo deixado nas proximidades da Igreja São Sebastiãopor devotos de São Francisco de Assis
    Devotos do mais conhecido ambientalista da história, São Francisco de Assis, deixaram centro da cidade de Parnaíba cheio de lixo no último dia 04 de outubro. Em virtude desse fato cabem algumas perguntas: De quem é a falha? Dos devotos mal educados? Do sistema de coleta da prefeitura? Ou a falta de direcionamento e organização da igreja?
    Na última sexta-feira (04), na festa de comemoração do festejo de São Francisco na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, na frente da igreja onde acontece a celebração religiosa, há anos, depois da festa se encontrava uma quantidade exagerada de lixo jogado a céu aberto. Além da poluição sonora durante o evento.
    Parece mais resto de grande banquete do que festa religiosa, pois o lixo ficou ali a noite inteira, espalhado pelos bichos, carros, levado pelo vento para áreas bastante distantes, dando boas vindas aos primeiros passantes do dia seguinte, já que a limpeza inicia somente, às 7 horas da manhã.
    Aqui até se percebe que um vendedor usou sacolas, mas deixou exposta no meio da rua.
    Em um município perto de Parnaíba, temos exemplo de organização onde os garris fazem limpeza durante e logo depois da festa terminar, não permitindo assim o lixo espalhar-se, deixando a cidade mais agradável e minimizando um dos grandes problemas que está abrangendo o planeta: o lixo jogado a céu aberto.
    Se cada um fizer sua parte, seguindo o exemplo de São Francisco (que chamava a natureza de irmã), o respeito com o ambiente existiria.
    Vamos tentar melhorar em nossas festas públicas. \(Por: Fiorenzo Bonetta\Grupo NOÉ (Núcleo Operativo Ecológico)/Proparnaiba)
    Comentários do Jornal da Parnaíba:
    Esta é uma questão cultural que precisa ser trabalhada em todas as esferas da sociedade. A culpa não é apenas do poder público ou dos organizadores. Estes podem colaborar colocando lixeiras em pontos estratégicos, orientando a população, fazendo a limpeza durante e após o evento e até multando os consumidores“sujões”, como já é feito em outros municípios.
    Qualquer acontecimento realizado em Parnaíba, por menor que seja sempre encontramos um amontoado de lixo deixado pelos frequentadores. O erro maior está na população consumidora, é ela que produz o lixo e joga na rua de forma irresponsável.
    Os vendedores ambulantes, na qualidade de permissionários do município, devem ser um capítulo à parte a ser tratado pelo poder público. Deles deve ser exigido o uso de cestos para lixo com cartaz do tipo “Coloque seu lixo aqui”, dentre outras providências. Se forem bem orientados poderão dar uma grande contribuição. Cartazes reutilizáveis advertindo a população a não jogar lixo na rua poderiam ser usados durante o evento. Os locutores podem e devem contribuir com campanha educativa.
    Lixo após a procissão era levado para diversas ruas do centro da cidade
    Os postos de gasolina, alguns já fornecem uma sacola para colocar na alavanca do câmbio do veículo para que o lixo consumido pelos ocupantes seja ali depositado.
    Nosso sentimento é que falta um trabalho de conscientização. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, colocando nosso lixo no lugar certo, orientando nossos filhos, parentes e amigos a também fazer o mesmo. Se o poder público realizar campanhas educativas; se os ambulantes ajudarem na coleta do lixo produzido indiretamente por eles; emissoras de rádios e TV’s colaborarem na divulgação de campanhas educativas; ou seja se houver vontade podemos fazer muito.
    Edição do Jornal da Parnaíba

    Justin Bieber é clicado mais uma vez fumando maconha em festa

    Justin Bieber aprontou mais uma das suas. O cantor foi flagrado mais uma vez fumando maconha em uma festa nos Estados Unidos. 

    Uma foto com o loirinho acendendo o baseado caiu na internet e virou febre nas redes sociais.
    O que mais chama a atenção na imagem é a menina ao lado do astro. Segundo o site 'TMZ', a jovem flagrada dividindo a mesa com o loirinho seria a atriz Ariana Grande.

    A morena é a estrela do seriado 'Sam & Cat', do canal infantil Nickelodeon. Amanda vem sendo apontada pela imprensa internacional como novo affair de Bieber.

    Se for realmente a estrela teen na foto, é provável que a moça tenha problemas no trabalho. Afinal, não é nada bom para a imagem de uma artista que trabalha com crianças ter seu nome envolvido nesse tipo de polêmica.


    Fonte: Msn

    Greve nos Correios pode acabar nessa quarta-feira

    Foto reprodução web
    Os funcionários dos Correios do Brasil deverão voltar ao trabalho a partir da próxima quarta-feira (9), dependendo da decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de acordo com aEmpresa de Correios e Telégrafos (ECT/CE). A decisão será a respeito do dissídio entre a empresa e a Federação dos Trabalhadores(Fentect), referente ao acordo coletivo 2013/2014. O julgamento das causas sociais e econômicas acontecerá em Brasília nesta terça (8), às 14h30. 

    DN

    Médico Marcelo Martins que matou 5 pessoas da mesma família é beneficiado por erro do MPE

    GIL SOBREIRA, DO GP1
     Médico Marcelo Martins de Moura(Imagem:Reprodução) Médico Marcelo Martins de Moura
    O médico Marcelo Martins de Moura acusado de provocar o acidente que matou cinco pessoas de uma mesma família  na BR-343 em junho de 2012, não corre mais o risco de ser julgado pelo Tribunal Popular do Júri. O desembargador Fernando Carvalho Mendes, em decisão monocrática de 13 de setembro de 2013, negou seguimento ao Recurso Especial interposto pelo Ministério Público intempestivamente, ou seja, fora do prazo. A decisão do desembargador foi tomada nos Embargos de Declaração.

    Marcelo Martins de Moura interpôs os embargos em razão da decisão que admitiu o Recurso Especial junto ao Superior Tribunal de Justiça – STJ, interposto pelo Ministério Público no intuito de reformar a decisão da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça que manteve a sentença do juiz Celso Barros Coelho Neto que considerou o fato como "homicídio culposo na direção de veículo automotor". Os autos do Recurso em Sentido Estrito foram enviados ao MP em 03 de junho e recebidos em 04 de junho de 2013, conforme certidão da Secretaria de Serviços Cartorários do TJ. Somente em 26 de junho de 2013, de acordo com a mesma certidão, foram os autos devolvidos acompanhados de Recurso Especial, 22 (vinte e dois) dias após o recebimento dos autos e fora do prazo legal de 15 (quinze) dias, “motivo pelo qual é intempestivo, não podendo ser recebido”. Marcelo será julgado por homicídio culposo no trânsito onde a pena prevista é a de detenção de 02 (dois) a 04 (quatro) anos. Se fosse julgado pelo Tribunal Popular do Júri o médico poderia pegar até 30 anos de cadeia.

    Entenda o caso

    Imagem: ReproduçãoOs carros ficaram destruídos(Imagem:Reprodução)Os carros ficaram destruídos
    Um acidente vitimou cinco pessoas da mesma família por volta das 4h do dia 9 de junho, no local conhecido como Volta do Capote, entre as cidades de Altos e Campo Maior, na altura do Km 303 da BR 343. Os mortos foram: Leodivan Pereira Lima, 45 anos, Bernadete Maria Lima, 50 anos, Leonidas Pereira Lima, 50 anos, Rita Teixeira Soares Lima, 40 anos e uma criança de três anos . Todos eram naturais da cidade de Regeneração (147 quilômetros de Teresina).
    O condutor da Hillux, Marcelo Martins de Moura, 26 anos, que não sofreu lesões graves nem prestou socorro às vítimas, conseguiu fugir do local do acidente de carona num Fiat Palio e se dirigia para Teresina.

    Algum tempo depois ele foi abordado e preso por omissão de socorro. Apresentava sinais característicos da embriaguez alcoólica, porem se recusou a fazer o teste do bafômetro quando solicitado pelos agentes da PRF.

    O acusado teria passado para a contra-mão quando era faixa contínua, o que é proibido.

    Programa Pedala Piauí atinge meta

     Fernando é um dos estudantes beneficiados do programa Pedala Piauí, do governo do estado. O jovem reside no bairro Planalto e estuda no colégio Polivalente Lima Rebelo localizado à avenida São Sebastião em Parnaíba.

    Antes de ganhar sua bicicleta, Fernando tinha dificuldade de se deslocar de sua casa até o colégio pelo fato da ausência de transporte, por ser o percurso bem distante.
     Agora, com sua condução em mãos, realizado pelo Programa Pedala Piauí, Fernando chega diariamente na sala de aula sem atraso.
    Modelo da bicicleta que são distribuídas pelo governo do estado através da secretaria de educação à aqueles que têm dificuldades em transporte escolar.

    IFPI lança edital para professores de Filosofia, Matemática e Biologia

    Foi lançado nesta segunda-feira, 7, edital para seleção de professores substitutos ou temporários de Filosofia, Matemática e Biologia para o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí. As inscrições serão realizadas de 10 a 14 de outubro, no site do IFPI (www.ifpi.edu.br).


    A seleção será realizada através de provas de desempenho didático e de títulos. A prova de desempenho didático consistirá de uma aula desenvolvida no tempo de 50 minutos. Já a prova de títulos valerá 100 pontos e constará da formação acadêmica, das atividades de docência e experiência profissional e das atividades de pesquisa.

    O resultado final será divulgado no dia 31 de outubro. Os aprovados serão contratados pelo período de até um ano, sendo permitida a prorrogação por mais um ano, desde que não se exceda o prazo total de dois anos.

    O regime de trabalho será de 40 horas semanais, distribuídas em dois turnos de trabalho a serem estabelecidos pela Diretoria de Ensino do Campus de acordo com os horários de aulas. A remuneração básica para graduados é de R$ 2.714,89.

    Clique aqui e confira o edital do certame.

    Da Redação
    redacao@cidadeverde.com

    Caso inusitado na Bahia: PRF prende mulheres que transportavam drogas em barriga postiça

    A Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista prendeu uma mulher no final da manhã de domingo (05), no km 932 da BR-116, no trecho do município de Encruzilhada. De acordo com informações da PRF, a prisão foi feita durante a fiscalização de um ônibus que fazia a linha São Paulo/SP para Recife/PE.

    barriga falsaJosecleia Matias de Almeida, de 36 anos, se passava por grávida, quando na verdade o que escondia numa barriga postiça era 3 Kg de crack, 1,5 Kg de cocaína e 800 g de pasta base de cocaína. Josecleia informou que ela e outra passageira, Ana Cristina de Araújo Pereira, de 25 anos, foram contratadas por R$ 3.500,00 para transportarem a droga de São Paulo para a cidade de Salvador/BA.


    As duas acusadas e os materiais apreenidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Cândido Sales/BA.A Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista prendeu uma mulher no final da manhã de domingo (05), no km 932 da BR-116, no trecho do município de Encruzilhada. De acordo com informações da PRF, a prisão foi feita durante a fiscalização de um ônibus que fazia a linha São Paulo/SP para Recife/PE. As duas acusadas e os materiais apreenidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Cândido Sales/BA.
    Fonte: Resenha Geral

    Violência contra mulher pobre na Igreja de Fátima leva à reflexão sobre indiferença de "cristãos"

    O triste episódio ocorrido no pátio da Igreja de Fátima no último domingo, quando uma mulher foi agredida violentamente por um segurança serve para remeter algumas mentes intolerantes para uma inevitável reflexão sobre o comportamento de alguns "cristãos".

    É bem verdade que alguns frequentadores ficaram indignados com a violência imposta a uma pessoa que, embora de "comportamento difícil", como se tentou justificar, é um ser humano, filha de Deus e como tal deveria ter sido tratada.

    O chocante foram alguns comentários ouvidos no entorno sobre o tipo de gente que não deveria frequentar o templo, segundo relato do rapaz que filmou o resultado da violência, como se ela merecesse a punição por ter cometido um pecado ousando se infiltrar num ambiente que não lhe seria receptivo.

    Que outra casa uma pessoa desesperada, psicologicamente abalada por uma vida que nem sempre é a mesma daqueles que a rejeitam, deveria procurar que não a de Deus?

    Imagem: ReproduçãoPadre Tony Batista(Imagem:Reprodução)Padre Tony Batista
    Seguramente não foi com a ajuda do Padre Tony Batista que se projetou em Teresina a imagem de que Fátima, no coração da zona leste "é a Igreja dos ricos". Contribuiu muito para isso a geografia. O templo está localizado na área de metro quadrado residencial mais caro da capital, um verdadeiro conglomerado de mansões e condomínios de alto luxo que abrigam a classe dirigente do Estado.

    O catolicismo ainda prepondera e é para lá que seus discípulos mais bem situados financeiramente se dirigem para prestar suas contas com Deus. O que faltou ao longo dos últimos anos foi a preocupação com o desenvolvimento desse conceito, de certa forma incômodo quando se sabe que a religião cristã só tem sentido se faz questão de realçar a igualdade, a solidariedade e a caridade como elementos indispensáveis à sua propagação.

    Cristo deixou um discípulo de origem humilde para edificar a sua Igreja e ela se tornou muito grande ao longo dos tempos. Pela sua chefia passaram muitos e grandes homens, como João XXIII, João Paulo II, e agora Francisco, este último esteve recentemente no Brasil e espalhou por estas terras tropicais sementes de humildade, paciência, tolerância e respeito aos mais humildes. Certamente elas florescerão e tocarão os corações ainda endurecidos daqueles que ainda acreditam que o simples fato de frequentar uma Igreja, católica ou não, lhes garantirá a salvação.

    O caminho mais fácil para Deus foi ensinado por Jesus: se sentir igual, e tratar como tal, todo semelhante.

    Petistas e tucano comentam reação de Lula ao saber de união entre Marina Silva e Eduardo Campos

    Blog do Jonas Sousa no site da UOL, publicou uma matéria sobre a reação do ex-presidente Lula  quando soube da aliança de Marina Silva e Eduardo Campos. De acordo com o blog o ex-presidente teria recebido a notícia em seu sítio e declarado que a união entre os dois ex-ministros no PSB seria um “soco no fígado”.

    Imagem: Amanda Dantas/GP1Deputado João de Deus(Imagem:Amanda Dantas/GP1)Deputado João de Deus

    Quando questionado sobre sua interpretação a respeito da expressão dita por Lula, o deputado petista João de Deus disse com firmeza ao GP1 que o ex-presidente se referiu ao próprio fígado de Marina. “Foi um soco no fígado dela própria. O que é estranho nessa história é que muita gente que criticava o PT elogia agora a Marina, que é uma pessoa que saiu da escola PT”, declarou o deputado.

    O vereador Dudu também tem uma opinião semelhante a do deputado João de Deus declarou ao GP1 que o “soco no fígado” a que o ex-presidente Lula se refere é dolorido na própria Marina. O vereador também alegou que a ex-ministra saiu do Partido dos Trabalhadores por ter ideologias contrárias e que queria criar um partido por não se enquadrar nas opções disponíveis. “A Marina disse que queria criar a Rede por que não concordava com a posição política dos demais partidos. Ela teve anos para se organizar e não conseguiu. Aliás, isso mostrou uma certa fragilidade da parte dela”.
    Imagem: ReproduçãoVereador Dudu (PT)(Imagem:Reprodução)Vereador Dudu (PT)

    Para Dudu, a Marina também deu um soco no próprio fígado e disse que isso não preocupa o PT nacional e local. “Se o PT for se preocupar com adversários, nós não avançamos e não elegeríamos a presidente. O povo brasileiro entende o que é melhor para o país”, disse o petista. O vereador continua elogiando o Partido Socialista Brasileiro e afirma que “o PSB é um partido ideológico, mas será que combina com a Marina? Será que os membros da Rede concordaram com a decisão dela?”, indagou o vereador.

    Dudu também enfatizou que ficou surpreso com a decisão de Marina. “Foi uma surpresa. Foi uma surpresa até para o Governador Wilson Martins”, finalizou o vereador.

    Interpretação Tucana

    Imagem: Amanda Dantas/GP1Deputado Tererê(Imagem:Amanda Dantas/GP1)Deputado Tererê

    Já o deputado tucano Tererê em entrevista ao GP1, interpreta o “soco no fígado” dito por Lula de outra forma. Tererê é firme em declarar que a aliança Marina-Campos não é só um soco no fígado, mas um “tapa na cara” de Lula e da presidente Dilma. “Foi um tapa na cara da presidente Dilma e do Lula. Não é inadmissível um partido que não fez nada pelo Brasil. O PT deixou o país um caos, cheio de obras paradas”, criticou o deputado.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...