Ópticas VIP

Ópticas VIP

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Devotos de São Francisco deixam centro inundado de lixo

Lixo deixado nas proximidades da Igreja São Sebastiãopor devotos de São Francisco de Assis
Devotos do mais conhecido ambientalista da história, São Francisco de Assis, deixaram centro da cidade de Parnaíba cheio de lixo no último dia 04 de outubro. Em virtude desse fato cabem algumas perguntas: De quem é a falha? Dos devotos mal educados? Do sistema de coleta da prefeitura? Ou a falta de direcionamento e organização da igreja?
Na última sexta-feira (04), na festa de comemoração do festejo de São Francisco na Avenida São Sebastião, em Parnaíba, na frente da igreja onde acontece a celebração religiosa, há anos, depois da festa se encontrava uma quantidade exagerada de lixo jogado a céu aberto. Além da poluição sonora durante o evento.
Parece mais resto de grande banquete do que festa religiosa, pois o lixo ficou ali a noite inteira, espalhado pelos bichos, carros, levado pelo vento para áreas bastante distantes, dando boas vindas aos primeiros passantes do dia seguinte, já que a limpeza inicia somente, às 7 horas da manhã.
Aqui até se percebe que um vendedor usou sacolas, mas deixou exposta no meio da rua.
Em um município perto de Parnaíba, temos exemplo de organização onde os garris fazem limpeza durante e logo depois da festa terminar, não permitindo assim o lixo espalhar-se, deixando a cidade mais agradável e minimizando um dos grandes problemas que está abrangendo o planeta: o lixo jogado a céu aberto.
Se cada um fizer sua parte, seguindo o exemplo de São Francisco (que chamava a natureza de irmã), o respeito com o ambiente existiria.
Vamos tentar melhorar em nossas festas públicas. \(Por: Fiorenzo Bonetta\Grupo NOÉ (Núcleo Operativo Ecológico)/Proparnaiba)
Comentários do Jornal da Parnaíba:
Esta é uma questão cultural que precisa ser trabalhada em todas as esferas da sociedade. A culpa não é apenas do poder público ou dos organizadores. Estes podem colaborar colocando lixeiras em pontos estratégicos, orientando a população, fazendo a limpeza durante e após o evento e até multando os consumidores“sujões”, como já é feito em outros municípios.
Qualquer acontecimento realizado em Parnaíba, por menor que seja sempre encontramos um amontoado de lixo deixado pelos frequentadores. O erro maior está na população consumidora, é ela que produz o lixo e joga na rua de forma irresponsável.
Os vendedores ambulantes, na qualidade de permissionários do município, devem ser um capítulo à parte a ser tratado pelo poder público. Deles deve ser exigido o uso de cestos para lixo com cartaz do tipo “Coloque seu lixo aqui”, dentre outras providências. Se forem bem orientados poderão dar uma grande contribuição. Cartazes reutilizáveis advertindo a população a não jogar lixo na rua poderiam ser usados durante o evento. Os locutores podem e devem contribuir com campanha educativa.
Lixo após a procissão era levado para diversas ruas do centro da cidade
Os postos de gasolina, alguns já fornecem uma sacola para colocar na alavanca do câmbio do veículo para que o lixo consumido pelos ocupantes seja ali depositado.
Nosso sentimento é que falta um trabalho de conscientização. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, colocando nosso lixo no lugar certo, orientando nossos filhos, parentes e amigos a também fazer o mesmo. Se o poder público realizar campanhas educativas; se os ambulantes ajudarem na coleta do lixo produzido indiretamente por eles; emissoras de rádios e TV’s colaborarem na divulgação de campanhas educativas; ou seja se houver vontade podemos fazer muito.
Edição do Jornal da Parnaíba

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...