Ópticas VIP

Ópticas VIP

Slogan da sua empresa

Leu e viu isso? Então seu cliente também!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tererê e Antonio José Lira “repreendidos” pelo PSDB e DEM

As cúpulas municipais do PSDB e do DEM tomaram uma decisão igual.

Vão conversar com o deputado estadual Tererê e o vereador Antonio José Lira.
Os partidos querem que dois moderem a linguagem em seus discursos e entrevistas na mídia.
A atitude é uma “represália branda” pela discussão travada pelos dois no Jornal do Piauí (TV Cidade Verde) e que teve repercussão negativa na imprensa nacional.

Debate: Números da pesquisa refletem os movimentos das ruas

O Jornal do Piauí promoveu debate sobre resultado da pesquisa divulgada pelo Instituto Amostragem que aponta a intenção de voto dos teresinenses para presidente, governador e senador. Os deputados estaduais Luciano Nunes (PSDB) e João Mádison (PMDB) e o professor Antônio José Medeiros (PT) foram unânimes em afirmar que os números apresentados são um reflexo dos movimentos populares que eclodiram no Brasil nas últimas semanas. 

Fotos: Evelin Santos/cidadeverde.com 

Os três concordam que os sentimentos da população expressados nas ruas precisam ser captado pelos partidos. "Quem tiver mais sintonizado com a voz das ruas, vai ter um êxito, independente da robustez dos partidos", declarou Luciano Nunes. 

 
A pesquisa também consultou os entrevistados sobre a permanência de Sílvio Mendes no PSDB. Mais de 50% acha que ele não deve trocar de partido. "Nosso sentimento é que ele deve permanecer no partido, no entanto, o PSDB deixou ele inteiramente a vontade para decidir. Seja qual for a sua decisão, nós o apoiaremos". Sílvio Mendes tem até o final de setembro para se decidir. 

Presidência  

Luciano Nunes, que representa o partido que encomendou a pesquisa, disse que os resultados vão balizar o trabalho do partido nesse ano de 2013. "A pesquisa reflete o momento. As duas candidatas que lideram as pesquisas, a presidente Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) refletem também a memória que o eleitor tem das últimas eleições. Ficamos satisfeitos com o resultado de Aécio Neves, que não disputou a eleição passada, mas aparece na 3ª colocação", afirmou o parlamentar dizendo que a pesquisa foi feita após as manifestações e mostram Marina Silva com um percentual bem acima do esperado porque na opinião do deputado ela teria mais identificação com os movimentos de rua. 


Já o sociólogo Antônio José Medeiros (PT) considera que a o Brasil passa por um momento atípico e que Marina Silva é a que mais se beneficia pela situação atual. "Em pesquisa nacional, Dilma continua na frente e no  Nordeste cai bem menos do que no Brasil pela força que tem a política social iniciada no governo Lula. Marina é aquela que mais se beneficia, mas é preciso outras pesquisas para confirmar essa consolidação, além de uma estrutura partidária, tempo de TV e a construção de alianças. Na minha opinião, sua performance não tem consistência", disse acrescentando ainda que Marina e Dilma tem perfil próximo ao que as ruas querem. "Dilma tem um perfil de ruptura com a política tradicional, que é o que tá sendo questionado nas ruas". 


Para o deputado João Mádison Nogueira, Dilma vai dar a volta por cima, pois tem um perfil que não pode ser analisado só por conta do momento e sim como um todo. "É ainda muito cedo para fazer um pré-julgamento para a presidência". O PMDB faz parte da base aliada de Dilma e tem como representante maior o vice-presidente da república, Michel Temer. 


Governo 

O ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB/PI) e o senador Wellington Dias (PT/PI)  lideram a disputa para governo, segundo a pesquisa do Amostragem. O vice-governador, Antônio José Moraes Sousa Filho (PMDB) aparece em 3ª colocação com menos de 4% da intenção de votos. 

Para Luciano Nunes, a pesquisa reflete bem a força do PSDB em Teresina e do nome de Sílvio Mendes. O fato de ter disputado a última eleição ajuda na performamce. O PSDB vê de forma satisfatória os números da pesquisa, porque as forças estão se comportando como historicamente se apontava o cenário". 

Antônio José Medeiros considera que Teresina reflete o resultado das ultimas eleições municipais onde o PSDB saiu vitorioso, mas não a disputa que está por vir em 2014. "O PT avalia os números com tranquilidade. Wellington Dias teve menos de 15%  dos votos para prefeito. Já para governador ele aparece com um percentual 20% maior. Isto se deve ao espaço consolidado que ele já tinha nas eleições anteriores. Os números não refletem ainda a disputa, e sim a correlação de forças que os partidos tem na capital. Para nós é a reafirmação do discurso que ouvíamos na campanha de que queriam Wellington governador". Para ele se a pesquisa ntivesse sido  feita no interior do estado, o resultado seria diferente: Dias teria mais de 50% de intenção de votos e Sílvio menos de 30%. "Teresina representa apenas 25% do eleitorado piauiense". 

O deputado João Mádison afirma que os problemas pessoais do vice-governador com a mãe, que faleceu este ano, atrapalharam o seu desempenho. Zé Filho voltou a percorrer o interior há dois meses. "Estamos aguardando um posicionamento do governador Wilson Martins se permnece no cargo ou sai para disputar vaga no senado. Se assumirmos o governo teremos chances de subir nas pesquisas".

Ele avalia que os númertos podem mudar de acordo com as coligações que serão feitas para as eleições do ano que vem e que o PMDB não pode deixar de ir a campo. "Temos boa perpectiva de coligações com partidos grandes como PSB, PTB e PSDB. Nesse momento, vejo que o PT está isolado sem perspectiva de coligação", afirmou Mádison.  

Medeiros rebateu dizendo que as coligações pesam, mas o PT não está sozinho. "É precipitado dizer isso. Essa eleição vai ser diferente. Os partidos não estão entendendo os recados das ruas. Não é mais para onde as lideranças vão, que o povo vai atrás. Para deputado talvez essa lógica funcione, mas para outros cargos não. 

Senado 

O nome do governador Wilson Martins (PSB/PI) aparece em primeiro lugar, seguido do senador João Vicente Claudino (PTB/PI) e do ex-deputado José Maia Filho (DEM). 

Nenhum dos convidados para o debate pertece aos partidos dos candidatos indicados na pesquisa.  

Antônio José Medeiros,disse que o PT provavelmente vai apoiar um candidato ao senado de algum partido com o qual se coligar e frisou a porcentagem de pessoas que afirmaram não saber em quam votar para o senado: 25%.  

João Mádison disse que em qualquer circunstância vota em Wilson Martins para senador. "Quando o governo concluir as obras que estão em andamento na capital, vai refletir na intenção dos votos, com certeza".  

Sana Moraes
redacao@cidadeverde.com 

Sílvio Mendes comenta pesquisa e afirma que opinião dos eleitores vai influenciar em decisão

O ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) conversou com o GP1 sobre a pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem para saber a opinião do eleitorado teresinense sobre seu futuro político/partidário.

Segundo a sondagem, 27,83 ficaram indecisos, 15,6% acham que o ex-prefeito deve mudar de partido e 56,5% querem que ele permaneça no PSDB. A pesquisa encomendada pelo PSDB foi realizada entre os dias 13 e 15 de julho e ouviu 600 teresinenses.

Imagem: Germana Chaves / GP1Sílvio Mendes (PSDB)(Imagem:Germana Chaves / GP1)Sílvio Mendes (PSDB)

Sílvio garantiu que a opinião dos teresinenses terá influência direta em sua decisão final. “A opinião mais importante  é a da população e esta, será levada em consideração. Vou continuar analisando os fatos com cautela, sem atropelos e ouvindo a todos”, disse o ex-prefeito ao GP1.

Sílvio pretende concorrer ao Governo do Estado, mas o PSDB não possui bases no interior, o que dificultaria sua candidatura ao Palácio de Karnak. “A pesquisa ouviu só os eleitores de Teresina. Para ser candidato ao Governo tem que fazer alianças que viabilizem uma disputa estadual”, lembrou.

Ele disse ainda que tem conversado com diversas lideranças e partidos políticos, mas reforçou que não se decidiu dada a complexidade do assunto. “Tenho falado com todos, claro que uns com maior ou menor afinidade. Mas, o diálogo sempre é necessário ainda mais diante da complexidade do assunto. Uma mudança tem sempre que ser bem avaliada”, acredita.

Daniela Mercury fará show na Parada da Diversidade em Teresina

Daniela Mercury
A cantora baiana Daniela Mercury será a grande atração da Parada da Diversidade de Teresina, que este ano acontece no dia 25 de agosto. A confirmação do show de Daniela no evento foi dada ao Grupo Matizes na noite dessa terça-feira (23), em reunião com o deputado estadual Fábio Novo (PT). A expectativa é que a companheira de Daniela, a jornalista Malu Verçosa, também participe do evento.
Daniela fará dois shows no Piauí. O primeiro, no dia 24 de agosto, no Festival da Rabeca que acontece na cidade de Bom Jesus, no Sul do Estado. No dia seguinte, ela vem a Teresina para se apresentar na 12ª edição da Parada da Diversidade, juntamente com artistas locais.
“Este é um momento de grande felicidade para todos nós, pois Daniela é hoje um ícone na luta pelo respeito à diversidade. Agradecemos ao deputado Fábio Novo pelo empenho em viabilizar este show”, afirma Marinalva Santana, da coordenação do Grupo Matizes.
Daniela Mercury

Para o deputado Fábio Novo (PT), a presença da cantora Daniela Mercury no evento vem para reforçar a mensagem de respeito. “O Piauí já possui um histórico de luta para que o segmento LGBT seja respeitado como tal e o fato de Daniela ter aceitado o nosso convite para se apresentar na Parada demonstra isso”, declara Fábio Novo.
Em abril deste ano, Daniela Mercury tornou público o seu relacionamento homoafetivo com a jornalista Malu Verçosa. O fato repercutiu nacionalmente, colocando em pauta as discussões sobre o respeito à diversidade.
Por conta da vinda da cantora, a Parada da Diversidade deste ano será atividade de abertura da 9ª Semana do Orgulho de Ser, que acontece entre os dias 25 e 30 de agosto. O palco da Parada será novamente a Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina. A concentração do evento começa às 15 horas, embaixo da Ponte Juscelino Kubitschek. De lá, o grupo sairá em caminhada até o complexo da Ponte Estaiada, onde as apresentações artísticas acontecerão.

Tua graça me basta



Por Pedro Guimarães

Desemprego sobe para cerca de 6% em junho, diz dados do IBGE

Em maio, taxa de desocupação ficara em 5,8%
Em maio, taxa de desocupação ficara em 5,8%
Foto: Reprodução

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou em 6% em junho, após registrar 5,8% no mês anterior, segundo indica a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada nesta quarta-feira (24). Em junho de 2012, taxa ficara em 5,9%.
A população desocupada somou 1,5 milhão de pessoas, registrando estabilidade tanto em relação a maio quanto a junho de 2012. A população ocupada atingiu 23,0 milhões e também não teve variação significativa nas comparações mensal e anual.
De acordo com a pesquisa, o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado somou 11,5 milhões e ficou estável sobre maio. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, foi verificada alta de 3,2%.

LADRÃO ASSALTA FARMÁCIA E É ROUBADO POR OUTRO LADRÃO




Acidente com caminhão de feirantes deixa vítima fatal e mais três feridos

Um acidente com um carro de feirantes na noite desta terça-feira(23), deixou um morto e três feridos, na BR 230, na altura da localidade “Café de Rosa”, em Oeiras.

Fotos: Portal Veja Agora

Os quatro feirantes retornavam de Juazeiro da Bahia, onde foram fazer compras de frutas para comercializarem em Oeiras, em um caminhão modelo 710. Uma das vítimas, relatou a polícia que uma carreta teria tentado uma ultrapassagem perigosa, quando bateu no carro dos feirantes, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo e tombasse na pista.


O acidente provocou a morte de Maria Francimar Batista, conhecida como “Baixinha da Feira”, que ainda de acordo com um dos feridos, estava em cima da carga, e teria pulado quando percebeu que a carreta bateria no caminhão. Outros três feirantes ficaram feridos e foram atendidos no local pelo SAMU e em seguida conduzidos ao Hospital Deolindo Couto.


Após o acidente, o trânsito na BR ficou interrompido nos dois sentidos, devido as frutas que eram transportadas no caminhão ficarem espalhadas pela pista. Para amenizar a situação a Polícia Militar liberou parte da pista e o acostamento para que o trânsito pudesse fluir.

O motorista que conduzia o carro dos feirantes evadiu-se do local. Ja a carreta que teria provocado o acidente não foi identificada. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para a realização da perícia.


Com informações de Mural da Vila

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...