Ópticas VIP

Ópticas VIP

Slogan da sua empresa

Leu e viu isso? Então seu cliente também!

domingo, 22 de setembro de 2013

30 baleias encalham em praia no Rio Grande do Norte



Trinta mamíferos marinhos da espécie baleia-piloto (Globicephala macrorhynchus) encalharam na madrugada deste domingo (22), na praia de Upanema, litoral de Areia Branca-RN.

Os animais foram avistados por volta das 4h00 por um guarda noturno que realizava ronda naquela praia. Os técnicos do Projeto Cetáceos da Costa Branca foi acionado e prontamente iniciou as operações para salvamento os animais que encalharam em uma área que possui muitas pedras.

Utilizando uma embarcação de pequeno porte da Capitania dos Portos, técnicos do Cetáceos da Costa Branca ainda estão no mar tentando encaminhar vários animais para águas profundas. 25 foram devolvidos ao mar com vida. Outras 5 baleias morreram e estão na praia.

Depois do árduo trabalho de salvamento que contou com auxílio de voluntários, os veterinários do monitoramento ambiental, afirmaram que ainda é cedo estimar as eventuais causas do encalhe coletivo. Os animais mortos serão recolhidos para necrópsia no laboratório do projeto.

Em 2011 uma baleia da espécie jubarte encalhou na praia de Upanema e depois de um longo trabalho foi devolvida ao mar.

Fonte: Voz de Areia Branca

A "ONDA" DE VIOLÊNCIA VOLTA A ASSUSTAR OS SOBRALENSES! HOMEM É ASSASSINADO COM VÁRIOS TIROS NO BAIRRO TERRENOS NOVOS


Na manhã deste domingo, 22 de setembro de 2013, por volta das 03h40min, foi registrado mais um homicídio à bala no bairro Terrenos Novos, rua Luís Santos Aquino.



Segundo informações a vítima estava em casa, quando foi chamado por uma pessoa não identificada, quando ele apareceu próximo ao portão foi surpreendido com vários disparos, a vítima foi atingida e faleceu no local.

Em tempo
Esse já é o terceiro homicídio em menos de duas semanas (setembro) no referido bairro.

C/ informações do blog Sinhá Sabóia
fotos FreeLance

Moto roubada é encontrada em terreno baldio em Parnaíba

Na manhã de domingo (22) por volta das 9h30, uma guarnição da Polícia Militar, comandada pelo Subtenente Rabelo, e os motoqueiros da Força Tática, encontraram uma moto Kasinske de cor prata, placa NHR 3157 Araioses (MA).
A guarnição informou que havia uma equipe da Polícia Militar realizando blitz rotineira nas proximidades, da rotatória do bairro Planalto, próximo à avenida Francisco Borges do Santos, via que dá acesso ao Aeroporto de Parnaíba, quando percebeu que muitos motoqueiros ao avistar a blitz retornavam.
A polícia ao achar estranho o comportamento dos condutores das, iniciou uma ronda no bairro Planalto, e na rua projetada 228, em um terreno baldio, foi encontrada uma motocicleta abandonada. Os policiais disseram ainda que “essa motocicleta, com certeza servia para a prática de assaltos em Parnaíba”. Ninguém foi preso no local. A moto foi encaminhada para o 2º Distrito Policial de Parnaíba, no bairro Rodoviária, onde está a disposição da Justiça.
Renato Carlos para o Porparnaiba.com

Embriagado, homem resolve tirar uma soneca na meio da BR 343

Eram 10hs da manhã de hoje(22/09) quando um sujeito de nome desconhecido, com sintomas de embriaguês, estava dormindo sob a rodovia com o corpo caído entre o acostamento e o lado direito da BR 343, sentido Buriti dos Lopes a Parnaíba, destinado ao tráfego de veículos.

A sorte é que pelo menos 3 automóveis pararam no local para socorrer o dorminhoco, já que o trecho da BR, no KM 20, em frente a entrada da Rancharia, localizado numa reta, propício para alta velocidade.

 De imediato, o embriagado foi removido da pista. 
Onde foi levado para fora do perigo.
Salvo pelo gongo.

Ação da FIEPI visa reinserção de dependentes químicos no mercado de trabalho

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio da Assessoria de Projetos e Parcerias Institucionais (APPI) está mobilizando a sociedade civil organizada, ONGs, Comunidades Terapêuticas, Instituições Públicas e Privadas, para a construção de um documento, com ações e estratégias ao fortalecimento das redes de atendimento disponibilizadas aos dependentes químicos no Estado e nos Municípios.

Imagem: DivulgaçãoAção da FIEPI visa reinserção de dependentes químicos no mercado de trabalho(Imagem:Divulgação)Ação da FIEPI visa reinserção de dependentes químicos no mercado de trabalho
Segundo a gerente da APPI, psicóloga Jeannete de Oliveira Souza, o objetivo dessa iniciativa é priorizar, sensibilizar, prevenir, tratar, acompanhar, inserir e reinserir no mercado de trabalho aqueles que infelizmente deixaram de produzir por conta desse mal que contamina a nossa sociedade.

'‘Somente a prevenção associada às ações eficazes podem reduzir os níveis de problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas vivenciadas por nossa sociedade. Com isso, estaremos evitando que se assista de forma passiva tal problemática, que afeta diretamente inúmeras famílias”, ressaltou o presidente da FIEPI, Zé Filho.
Imagem: DivulgaçãoPresidente da Fiepi Zé Filho(Imagem:Divulgação)Presidente da Fiepi Zé Filho
Parceiros comprometidos com a construção e Responsabilidade Social: Policia Militar - Proerd, Cedrogas, as Secretarias Estaduais de Saúde, Educação, Trabalho, Segurança, Fundação Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal da Juventude, Fecomércio, Sebrae, Rotary Clube, Tv Clube, Tv Cidade Verde, Teresina FM, Arquidiocese de Teresina, Fazenda da Paz, Vereadora Celene Fernandes, Duvas, Teresina FM, UNINOVAFAPI e SEDUC, entre outros.

‘‘Em nome da FIEPI, os nossos agradecimentos aos que abraçaram a causa, apoiando esse leque de medidas inovadoras pertinentes a questão social, pois a questão das drogas é considerada um problema de saúde pública e de segurança," Zé Filho, presidente do Sistema FIEPI .

Assassinato do jornalista Donizetti Adalto completa 15 anos e sem previsão de julgamento

Nesta quinta-feira (19), o assassinato do apresentador de TV e jornalista Donizetti Adalto dos Santos completou 15 anos, sem julgamento, e ainda não tem data prevista na pauta do Tribunal do Júri. A demora para o julgamento está sendo atribuída a recursos interpostos pelas respectivas defesas dos acusados, que ainda estariam pendentes de julgamento em instâncias superiores.

Quem foi Donizetti Adalto

Natural do Paraná e radicado como apresentador de programa de TV no Piauí, Donizetti Adalto dos Santos, mais conhecido como Donizetti Adalto (Mandaguari, 7 de janeiro de 1959 — Teresina, 19 de setembro de 1998) foi um escritor, jornalista e apresentador.
Foi espancado e assassinado com sete tiros a queima roupa na madrugada do dia 19 de setembro de 1998, pouco antes de uma hora da madrugada, na Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades da ponte do bairro Primavera, na zona norte de Teresina. Ele era candidato a Deputado Federal pelo PPS, e estava acompanhado de seu companheiro de chapa, o advogado e até então vereador de Teresina, Djalma da Costa e Silva Filho, mais conhecido por Djalma Filho, que buscava vaga na Assembléia Legislativa do Piauí também pelo PPS.

Ambos retornavam de um comício em um automóvel Fiat Tipo quando foram abordados e Donizetti assassinado sem chances de defesa. A Polícia Federal ajudou a Polícia Civil nas investigações. Djalma chegou a participar do velório de Donizette Adalto, que ocorreu no Ginásio de Esportes Verdão.
Jornalista Donizetti Adalto(Imagem:Reprodução)
 
Jornalista Donizetti Adalto

A motivação do assassinato

As provas colhidas pelo Ministério Público do Estado do Piauí denunciaram que a suposta autoria intelectual do crime recai sobre Djalma Filho, na época vereador à Câmara Municipal de Teresina. Naquela época, Donizetti já despontava no cenário político local com invejável índice de aceitação popular.

Comoção popular


Milhares de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre saindo do Ginásio Verdão até o cemitério Jardim da Ressurreição, onde Donizetti foi sepultado.

Frases e bordões

Donizetti Adalto também criou bordões e frases que até hoje são lembrados pela população piauiense como: “Morro e não vejo tudo” e “Cristo está voltando”, ou ainda palavras como gatunagem, tatú societi e mamismo. O slogan da candidatura de Donizetti Adalto era ‘Calar não calo e Pau na Máfia’.
Caso Donizetti Adalto completa 15 anos sem julgamento


É o fim: Van e Reginaldo Carvalho se separam. 1º divórcio bilionário do PI


Van e Reginaldo Carvalho estariam separados
Os empresários Reginaldo Carvalho e Van Carvalho já não formam mais um casal. A informação é extra oficial, mas já virou um dos principais comentários em rodas de mesa da sociedade teresinense.

Reginaldo e Van estariam acertando uma separação que seria o primeiro divórcio bilionário do Piauí. Com um patrimônio que passa a marca de R$ 1 bilhão, o casal construiu o Grupo Carvalho há 27 anos.

O império possui cerca de 60 filiais espalhadas por todo o Piauí e parte do Maranhão. Emprega 7,8 mil pessoas. Reginaldo Carvalho é o atual presidente do grupo e Van Carvalho atua como diretora administrativa e financeira. A rede conta com as bandeiras ‘Comercial Carvalho’, ‘Carvalho Magazine’, ‘Hiper Carvalho’, ‘Hiper Sorte Loterias’, ‘Valor Factoring’, e ‘Carvalho Imobiliária’, entre outras.

Por telefone, o 180graus entrou em contato com Reginaldo e Van Carvalho. O empresário disse que não se pronuncia sobre o assunto, afirmou que não passa de ‘fofoca’, que não interessa à opinião pública e negou que esteja separado de Van. “Tivemos sim um arranhão em nosso relacionamento, mas estamos trabalhando juntos. Acabo de chegar de Parnaíba onde me reuni com diretores do Comercial Carvalho. Está tudo muito bem entre nós. Esse tipo de fofoca prejudica a marca de nossa empresa. Isso não existe”, afirmou.

Já Van Carvalho preferiu não comentar por telefone. Surpresa com o questionamento, ela disse que só fala do assunto pessoalmente. Ficou de retornar a ligação, mas até o final da tarde desta quarta-feira não entrou em contato com a reportagem, que mesmo assim a telefonou, mas ela não atendeu. O jornalista Tony Trindade, uma espécie de consultor de imagem e muito amigo do casal, entrou em contato e ficou de enviar em um prazo de uma hora, através da Assessoria de Imprensa do grupo Carvalho, uma nota tratando do assunto. Mas até o fechamento desta matéria ainda não havia enviado.


Fonte: Allisson Paixão (180graus)

“O Governo do Estado Não Investe Nenhum Centavo em Buriti dos Lopes, isso é uma Vergonha”, Desabafou o Prefeito Bernildo Val



O prefeito de Buriti dos Lopes, Bernildo Val, aproveitou o momento de discurso durante o III Encontro de Prefeitos da Planície Litorânea, realizado na manhã desta terça-feira (17), para fazer críticas ao Ministério Público, ao governo do estado e governo federal.

Na ocasião, estava presente, o membro do Ministério Público na cidade de Cocal, o promotor de justiça, Francisco Túlio Ciarlini Mendes.

O prefeito Bernildo Val disse que ainda não sabe de nenhuma iniciativa do MP para reivindicar pela reabertura do Hospital Estadual Dr. Mariano Lucas de Sousa, localizado no município de Buriti dos Lopes.

Segundo ele, todos os populares da cidade que precisam de atendimentos urgentes são levados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, que por falta de estrutura suficiente, acabam passando por dificuldades.

Outros prefeitos também relataram sobre a precariedade da saúde pública nos municípios que gerem.

“O Ministério Público não tem que ficar omisso diante dessa situação, tem que cobrar do estado”, disse o prefeito.

O representante da cidade de Buriti dos Lopes disse ainda que o governo do estado não investe nenhum centavo no social na cidade. “Isso é um absurdo. Tudo de ruim que acontece colocam a culpa nos município.

Texto e Foto: Tacyane Machado (PCN)

Corpo de desconhecido é encontrado em Rio Igaraçu


O corpo de um homem de cor branca, trajando bermuda preta e camisa vermelha, aparentando ter entre 40 e 50 anos de idade foi encontrado boiando no Rio Igaraçu na altura da comunidade Chafariz, em Parnaíba.
O corpo já em estado de decomposição foi encontrado por um pescador por volta das 13h30min de hoje (22). Utilizando uma corda de nylon, o pescador laçou o corpo do desconhecido e o puxou para as margens do rio. O Corpo de Bombeiros compareceu ao local da ocorrência e a PM que também foi acionada chamou o IML para fazer a remoção do corpo.

PARNAÍBA; Jovem é encontrado morto na piscina do Lazer Clube

O jovem Edson dos Santos, de 21 anos, que residia à rua Santo Antonio, n° 656, bairro Piauí, foi encontrado morto na piscina do Lazer Clube Samuel Santos localizado no Conjunto Esperança I no bairro Ceará em Parnaíba. Edson que era filho único e saiu de casa na noite de ontem (21), para participar de uma festa no citado clube, acabou não retornando mais para casa. Por volta das 11h40 de hoje (22), ele foi encontrado morto vítima de afogamento na piscina daquele clube.
             Uma equipe da Polícia Militar sob o comando do
subtenente Rabelo esteve no local e após fazer o levantamento da ocorrência acionou o Corpo de Bombeiros para resgatar o corpo de Edson. A equipe do IML dirigiu-se até o local para fazer a remoção do mesmo para o posto avançado no bairro Frei Higino. O promovente da festa Raimundo Nonato Fonteles dos Santos, de 19 anos, disse para polícia que Edson era seu vizinho e que não viu quando ele se afogou na piscina.
fonte: blog do yuregomes

Enciumado, filho de coronel é acusado de matar homem

Hassan é filho do coronel Prado
Hassan é filho do coronel Prado
A Polícia Civil investiga o assassinato do homem identificado como ‘Leonardo’, morto com um tiro na cabeça, na noite deste domingo (15/09/2013), no quilômetro 37 da PI-130, no município de Nazária. O autor seria um comerciante Hassan Aguiar, filho do coronel da Polícia Militar do Piauí, Francisco Prado, ex-comandante da PM. O motivo seria passional.
O delegado Geico Leal trabalha nas investigações do caso. Uma testemunha já foi localizada. Ela relatou que os dois (acusado e vítima) discutiram por causa de uma mulher. O comerciante, que é dono do Restaurante ‘O Coronel’, teria sacado a arma e atirado na cabeça de ‘Leonardo’, que ficou morto no local, depois o acusado fugiu.
Hassan estava trabalhando há 3 meses no município. Ele arrendou o restaurante e aos poucos estava se ‘entrosando’ em Nazária.
O delegado ainda não sabe quem é a mulher pivô do assassinato. A principal testemunha já prestou depoimento à polícia.

Conheça o frango que possui pele, carne, ossos e até órgãos na cor preta

Você sabia que existe carne de frango completamente preta?
Na verdade, quase ninguém sabe. Essa galinha tem sua carne, peles, órgãos e até os ossos em um tom bem escuro!
Existem raças de galinhas com penas negras em todas as partes do mundo, especialmente na Ásia, mas esta mostrada na foto, além de incomum e curiosa, é encontrada com facilidade na China, daí seu nome: Silkie Chinês.
As silkies são aves muito bonitas com uma plumagem bastante macia. Dizem que ao tocá-la de olhos fechados é possível sentir uma sensação de seda. Mas, embaixo de toda essa delicadeza esconde-se algo nada atraente.

Sua pele é em tom negro-azulado, a carne é escura também e até seus ossos e órgãos são assim. No mundo oriental, por incrível que pareça, ela é vendida para fins ornamentais, mas na China ela é extremamente apreciada por seu gosto único. Os chineses entendem que ela é um superalimento, talvez influenciados por suas cores.
Chamado de “wu gu ji” ou “galinha de ossos pretos”, ela tem seu valor medicinal muito explorado há muitos séculos. As mulheres na China, em regiões mais afastadas, consomem sua carne após passar pelo processo de parto, o que forneceria uma grande energia, além de promover a recuperação de órgãos como pulmões e estômago, além de fortalecer o sangue. A carne raramente é frita, pois eles acreditam que cozinhando irão extrair melhor suas propriedades curativas.


Um estudo genético publicado em 2011 mostrou que essas galinhas têm uma característica chamada de fibromelanosis. Isso é causado por uma mutação genética raríssima: “um complexo rearranjo que leva ao aumento da expressão de endotelina-3, um gene que é conhecido por promover o crescimento de células que produzem pigmentos”.
Essa enorme expansão dessas células não só faz que a pele e os ossos sejam pretos, mas também seus órgãos internos. Outro aspecto interessante sobre as silkies é seu elevadíssimo teor de carnosina, um tipo de substância de ocorrência natural que é vendida como um suplemento dietético. Estudos já mostraram que seu consumo diminui os efeitos do envelhecimento, doenças como diabetes e autismo, além de aumentar a massa muscular.
Quem provou disse que não é tão diferente de um frango comum, mas o sabor doce é mais acentuado.
Fonte/ Foto Reprodução: Shubert Ciencia / benjamin444 / steven_h_ng

Coca-cola vira piada na internet após consumidor encontrar rato em embalagem

A Coca-Cola está sendo alvo de diversas piadas na internet devido ao caso do consumidor que, em 2000, encontrou um rato em uma embalagem lacrada do produto.
O consumidor Wilson Batista Rezende alega ter bebido o refrigerante contaminado e ter ficado com sequelas motoras e de fala. Ele entrou com um processo na Justiça para cobrar uma ação da Coca-Cola. Desde então, tenta provar que a bebida foi a responsável pelos problemas de saúde. Wilson alega, por meio de atestados de laboratório e médicos, que havia restos de ratos nas garrafas.
Nesta terça-feira, a empresa divulgou um comunicado em resposta ao consumidor: “Todos os produtos são seguros e os ingredientes utilizados são aprovados pelos órgãos regulatórios, em um histórico de 127 anos de compromisso e respeito com os consumidores. Os nossos processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene tornam impossível que um roedor entre em uma garrafa em nossas instalações fabris. Lamentamos o estado de saúde do consumidor, mas reiteramos que o fato alegado não tem fundamento e é totalmente equivocada a associação entre o consumo do produto e o seu estado de saúde”.
CONFIRA MAIS FOTOS:


Redação:Extra Online
Fotos: Facebook

Polícia Rodoviária Federal prende empresário de Parnaíba com Pick-up roubada em Fortaleza

Agentes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam na tarde de ontem (21) em Parnaíba um veículo modelo Nissan Frontier, que havia sido roubado em Fortaleza (CE) no último dia 09 de agosto e estava em posse de um empresário.

A apreensão aconteceu durante uma operação de rotina realizada no KM 20, da BR 343. Os policiais verificaram que a placa de identificação do veículo OSJ -1271-Fortaleza-CE estava sem o lacre e quando observaram a documentação do veículo descobriram que o mesmo estava adulterado.

A placa real da Nissan é OSL 8888-CE. O empresário Lourenço Rubem Moura Rodrigues foi encaminhado à Central de Flagrantes e autuado. *Com informações do portaldocat

Filho de empresário é encontrado morto em banheira no município de Campo Maior

O filho do empresário de Campo Maior conhecido como Bambam , foi encontrado morto na banheira de sua residência no Povoado Alto do Meio, localizado na zona rural do município.

Imagem: ReproduçãoIverton Borges(Imagem:Reprodução)  Iverton Borges

Iverton Borges, tinha 20 anos de idade, e a suspeita é que ele tenha sido vítima de um ataque cardíaco. Segundo amigos, ele tinha o peso elevado e já lutava contra o colesterol.

Amigos se manifestaram pelas redes sociais e lamentaram a morte prematura por meios de diversas mensagens. A família ainda não se pronunciou sobre o caso e está abalada com o acontecido.

*Com informações de campomaioremfoco

A força das pastoras

O papa Francisco voltou a surpreender o mundo na quinta-feira 19, quando, durante longa entrevista, de 29 páginas, publicada no jornal jesuíta italiano “La Civiltà Cattolica”, não se furtou a falar sobre assuntos indigestos para a Igreja Católica, como aborto, gays e o papel das mulheres. “É necessário ampliar os espaços para uma presença feminina mais incisiva na Igreja. O gênio feminino é necessário nos locais onde se tomam decisões importantes”, afirmou, num discurso que, à primeira vista, pode soar progressista, mas continua tão engessado quanto as colunas da Praça de São Pedro. Em seu comentário, o pontífice enaltece o gênero, mas o coloca como apêndice dos homens na estrutura da Santa Madre Igreja. Ou seja, nada mudou desde sua visita ao Rio de Janeiro, para a Jornada Mundial da Juventude, há dois meses, quando, na volta para o Vaticano, foi questionado por um jornalista durante o voo, sobre o direito das religiosas. Francisco, assim como fizeram seus antecessores, deixou claro que as mulheres são semelhantes aos homens – mas não iguais; são importantes para o crescimento do catolicismo – mas jamais irão atingir o status de sacerdotes. “Sobre a ordenação das mulheres, a Igreja falou e disse: não! Esta porta está fechada”, sentenciou. Enquanto a Igreja Católica segue acorrentada a essa tradição milenar, o grupo dos evangélicos, aquele que mais cresce e faz frente aos católicos no País, anda em sintonia com as mudanças em relação ao lugar das mulheres na sociedade. Transformações essas que vêm fazendo com que elas ocupem cada vez mais postos de liderança e atraiam milhares de fiéis para os templos cristãos.
01.jpg
O mais novo e fulgurante exemplo de liderança feminina religiosa é Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus. A jovem acaba de superar a marca de um milhão de cópias vendidas de seu livro “Casamento Blindado” e faz sucesso na tevê à frente do programa “Escola do Amor”, na Record, que apresenta junto com o marido, Renato. “Entendemos que a liderança da mulher é uma necessidade da igreja e vai muito além do título ou cargo que ela exerce”, afirma Cristiane. “Temos pastoras consagradas no Brasil e ao redor do mundo.” Quem abriu caminho para Cristiane e tantas outras foi Sônia Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo. Apesar de Estevam Hernandes, seu marido, ter o título de apóstolo, é atribuído à bispa Sônia o papel de protagonista. É ela quem arrebata multidões na Marcha para Jesus e reúne milhares de evangélicos nas ruas de São Paulo todos os anos. “Sem o viés feminino que Sônia trouxe à igreja, por certo a denominação não teria tido tanto avanço como houve no Brasil, sobretudo em São Paulo”, afirma Rogério Rodrigues da Silva, pesquisador da Universidade de Brasília.
PASTORAS-01-IE-2287.jpg
LIDERANÇA
Apresentadora da Rede Record, Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo,
da Universal do Reino de Deus, vendeu mais de um milhão de exemplares de seu último livro
Para a professora Sandra Duarte de Souza, de ciências sociais e religião da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), em muitas instituições religiosas as mulheres conseguem criar uma empatia muito mais sólida com a comunidade do que os homens. Na Igreja Batista da Lagoinha, fundada em Belo Horizonte (MG), 44,6% do corpo pastoral é do sexo feminino – a cultuada cantora gospel Ana Paula Valadão é uma delas. Entre os metodistas, as mulheres representam aproximadamente 30% dos pastores – a mesma porcentagem é verificada entre os presbíteros da Igreja Anglicana. Até mesmo uma das mais conservadoras denominações pentecostais brasileiras, a Assembleia de Deus, tem aberto caminhos para as fiéis ocuparem altos postos na sua hierarquia. No mês passado, a denominação permitiu pela primeira vez em sua história que mulheres assumissem o cargo de evangelistas. Para essa posição, que permite, por exemplo, que a eleita dirija um templo, duas jovens foram consagradas no ministério do Brás, em São Paulo. “Já não dá mais para negar a importância da mulher dentro das nossas igrejas”, diz Samuel Ferreira, pastor da Assembleia. “Eu não tenho o direito de negar a elas a prerrogativa de exercerem essa liderança.” Especialistas no tema ouvidos por ISTOÉ têm notado um aumento no número de ordenações de mulheres, principalmente daquelas que estudam para atingir um alto posto na instituição. Ainda é bem maior o contingente de religiosas escaladas para tarefas como limpar e ornamentar a igreja, cozinhar e assessorar pastores em visitas externas. Mas vê-las pregando em púlpitos, batizando, realizando casamentos e celebrando a ceia são cenas vistas já com normalidade e frequência em muitos templos.
PASTORAS-02-IE-2287.jpg
PROTAGONISTA
O carisma, na Renascer em Cristo, está em poder
da bispa Sônia Hernandes: referência para as fiéis
Aos 48 anos, a gaúcha Margarida Ribeiro é reverenda da Igreja Metodista, que possui uma bispa entre as oito pessoas que ocupam esse posto no Brasil. Para tanto, ela encarou seis anos de preparação por meio de estudos teológicos e experiências em comunidades. Hoje, em 27 anos de pastorado, já foi titular em 20 igrejas. Mas o início não foi fácil. Quando pisava em alguma comunidade para pregar a palavra, Margarida ouvia o seguinte questionamento: “Você quem vai fazer o culto? Onde está o seu pai ou marido?” Hoje, no entanto, conta com orgulho que, ao ser convidada a dirigir cultos em igrejas pentecostais que possuem dois púlpitos, é frequentemente instada a pregar no principal, local costumeiramente ocupado por um homem. A reverenda, hoje, cuida da criação da primeira comunidade em Santa Isabel, interior de São Paulo. No Rio Grande do Sul, já esteve à frente de templos em zonas rurais, atuou na pastoral do agricultor, desenvolveu atividades sociais, ecumênicas e com mulheres, além de ter supervisionado trabalhos de outros pastores.
“Uma liderança feminina dá credibilidade à igreja evangélica.
Mulher não é vista como exploradora da fé”

Bispo Hermes C. Fernandes, da Igreja Reina
Para Margarida e outras lideranças femininas de origem protestante histórica, a ascensão dentro da hierarquia está muito atrelada à formação teológica, o que facilita o acesso delas a posições de destaque. É o que aponta a professora Sandra, da Umesp. No universo pentecostal e neopentecostal, no entanto, fazer parte do corpo sacerdotal depende em muitos casos do apadrinhamento de personalidades da instituição. Recentemente, só para citar um exemplo, um ministério da Assembleia de Deus consagrou compulsoriamente todas as mulheres de pastores presidentes no Brasil. “Ordenar ou não mulheres não classifica uma igreja como mais ou menos patriarcal. Ter mais mulheres na hierarquia pode significar apenas um dado”, alerta a professora Sandra.
PASTORAS-03-IE-2287.jpg
BELAS DA FÉ
Em Vila Velha, no Espírito Santo, três amigas fundaram e administram
uma igreja desde 2011: únicas pastoras de um templo
Sarah Sheeva é alvo de preconceito até hoje simplesmente por ser uma mulher que constrói sua trajetória no meio evangélico sem ser referendada por alguém do sexo masculino. Filha de Baby Consuelo e ex-membro da Igreja Celular Internacional, ela se tornou pastora aspirante aos 38 anos, depois de 16 dedicados à denominação. Hoje, aos 40, ela acaba de se mudar do Rio de Janeiro para Goiânia. Deixou de ser pastora da igreja local e, em vez de administrar uma igreja, preferiu ser pastora missionária e viajar pelo Brasil para realizar palestras e conferências em diferentes denominações evangélicas. “Pessoas ficam com um pé atrás quando chego. Pensam: ‘Mas é essa jovem que vai trazer a palavra, ministrar um congresso?’”, diz. “Temos de nos esforçar duas vezes mais para ganhar a confiança.” A missionária Sarah, ex-ninfomaníaca assumida e mãe de uma jovem de 21 anos, tem um canal no YouTube que já foi visto por dois milhões de pessoas. Alguns vídeos nos quais comanda o culto das princesas, uma espécie de pregação misturada à autoajuda, somam 150 mil visualizações. O que ela fala tem ressonância também no Twitter, onde é seguida por 120 mil pessoas, e no Facebook – sua página já recebeu 325 mil curtidas. Muitas são as confissões evangélicas que reconhecem o dom espiritual das mulheres, mas lhes negam um título, como o de pastora. “Dizem que não há respaldo na Bíblia”, afirma a pastora Simone Saiter, 40 anos, da Igreja Viva Praia da Costa. Uma passagem do apóstolo Paulo é frequentemente usada por lideranças evangélicas que excluem as mulheres de seus quadros: “As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei” (1Coríntios 14:34)
PASTORAS-06-IE-2287.jpg
PREPARO
A gaúcha Margarida tornou-se uma referência na Igreja Metodista
depois de estudar seis anos antes de ser consagrada
O silêncio exigido naquela época, porém, fazia parte de um contexto cultural. Os cristãos se reuniam em sinagogas, onde as mulheres não podiam se manifestar. Para evitar atrito com os judeus, eram orientadas a apresentar seus questionamentos em casa, junto dos maridos. Hoje, a realidade é outra. A pastora Simone e duas amigas, casadas e formadas em teologia, resolveram dar voz à palavra que aprofundavam em núcleos de estudo. Decidiram abrir uma igreja evangélica, a Viva Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo, em 2011. As três são as únicas pastoras da denominação, hoje frequentada por cerca de 100 membros. “Uma liderança feminina dá credibilidade. Mulher não é vista como exploradora da fé, como ocorre com os homens”, diz o bispo Hermes C. Fernandes, da Igreja Reina. Instituição com cerca de 120 templos, a Reina tem 40 mulheres entre seus 160 pastores. Uma delas, a carioca Miriam de Lourdes Silva, realiza uma próspera obra à frente de um templo na comunidade de Acari, no Rio de Janeiro. Naquela área dominada pelo tráfico de drogas, Miriam, 48 anos, já converteu cerca de 20 pessoas, segundo suas contas, todas ex-traficantes. Detalhe: nenhum de seus antecessores do sexo masculino conseguiu tal feito. “Teve um pastor que gastou R$ 20 mil para blindar a igreja dele. A nossa é blindada pelo Espírito Santo”, diz ela.
PASTORAS-07-IE-2287.jpg
CORAGEM
Em Acari, uma comunidade dominada por traficantes, a pastora
Miriam já ficou no fogo cruzado entre bandidos e a polícia:
cerca de 20 ex-traficantes foram convertidos por ela
Um dos motivos para o aumento do número de mulheres no corpo pastoral, segundo o sociólogo Ricardo Mariano, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio Grande do Sul, é o crescente sucesso do movimento gospel, onde as estrelas são as cantoras. Aos 37 anos, Ana Paula Valadão é um dos maiores expoentes do gênero no País. “O movimento gospel colocou não somente homens, mas também mulheres em evidência”, diz Ana Paula, que estudou em um seminário para poder ser consagrada. “Algumas cantoras começaram a se destacar nos grupos de louvor e um dos desdobramentos disso foi o reconhecimento da capacidade que a mulher tem para exercer a função de liderança, inclusive em outras frentes.” Não é um diploma que faz uma pastora. Esse título se ganha na prática, com a comprovação da vocação e dos dons espirituais. Mesmo assim, a presença de fiéis do sexo feminino em seminários evangélicos é crescente já há duas décadas. A porta para o exercício do pastorado pode não se abrir para boa parte delas. Mas a busca por conhecimento é a melhor forma de forçar a maçaneta.
PASTORAS-05-IE-2287.jpg
PRESENÇA
Na Igreja Batista da Lagoinha, onde a cantora Ana Paula Valadão
é pastora, 44,6% do corpo pastoral é composto por mulheres
PASTORAS-04-IE-2287.jpg
02.jpg

A segunda guerra do mensalão

Na quarta-feira 18, quando o ministro Celso de Mello anunciou o voto de desempate no debate sobre embargos infringentes para 12 réus da ação penal 470, consumou-se uma mudança profunda no universo do Supremo Tribunal Federal. O julgamento do mensalão havia transformado o ministro Joaquim Barbosa no primeiro magistrado brasileiro cujo rosto foi reproduzido em máscaras de Carnaval e lhe trouxe uma popularidade capaz de alimentar uma eventual candidatura presidencial em 2014. Treze meses depois, o juiz que muitos brasileiros passaram a considerar como símbolo da luta contra a corrupção encarou uma derrota que o placar de 6 votos a 5 não traduz em seu significado real. Se tivesse sido vitorioso mais uma vez, como aconteceu sem exceção em todas as deliberações relevantes do julgamento, Barbosa teria conservado a posição de força que lhe permitiu conduzir o processo até aqui e provavelmente essa semana réus como o ex-ministro José Dirceu e o deputado João Paulo Cunha estivessem a caminho da cadeia para cumprir suas penas em regime fechado. A derrota de Barbosa, no entanto, adiou esse final, frustrou boa parte dos brasileiros e lhe trouxe novos desafios. Nos próximos meses, o presidente do STF terá a missão de liderar uma corte que seja capaz de assegurar os direitos que a lei permite a réus já condenados, mas que seja intransigente com a punição. E terá de fazer isso sem os mesmos poderes de antes. Nessa nova etapa do mensalão, estarão em cena dois ministros que não participaram das decisões anteriores, um novo procurador da República e um novo relator. Além disso, o resultado da quarta-feira 18 mostra que uma nova correlação de forças pode se instalar no plenário da Suprema Corte, tornando-o mais legalista.
ABRE_MENSALAO.jpg
NOVOS PROTAGONISTAS
Emergem para a próxima etapa do  julgamento. Além do presidente do STF,
Joaquim Barbosa (à frente), exercerão papel fundamental os ministros Luiz Fux,
Luís Roberto Barroso e Teori Zavaski (da esq. para a dir.)
Com direito a pedir redução de penas e mesmo absolvição nos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, nas próximas semanas 12 réus de um total de 25 irão apresentar recursos ao Supremo e aguardar uma sentença definitiva no STF. O desafio é fazer com que esses recursos sejam apreciados com celeridade para que eventuais discussões sobre prescrição não venham a retardar a punição. Apesar de não ser mais o relator do processo, como presidente da Casa, Barbosa mantém considerável poder na condução dos trabalhos. Para acabar com a sensação nas ruas de que o processo do mensalão tende a seguir a centenária lógica elitista da Justiça brasileira, que distingue homens poderosos com dinheiro para bancar dezenas de advogados caríssimos dos ladrões de galinha que não desfrutam do mesmo privilégio, o presidente do STF pode, por exemplo, acelerar prazos para publicação dos acórdãos dos embargos declaratórios. Cabe também a ele definir a pauta de cada sessão, sua abertura e seu encerramento. Terá o direito de tomar decisões monocráticas a respeito de assuntos de relevância, como ocorreu no debate sobre embargos, que só pôde ser realizado depois que a maioria do plenário se rebelou contra a decisão inicial do presidente. Ainda na semana passada, Barbosa deu mostras de que não se intimidou com a derrota. Na quinta-feira 19, pediu aos colegas rapidez na redação de seus votos para que a decisão sobre os embargos fosse logo publicada e começasse a ser contado o prazo para apresentação dos recursos. Um dos ministros novatos, Luís Roberto Barroso, que votou contra Barbosa na quarta-feira, desta vez respondeu com presteza e afirmou que na segunda-feira 23 já terá concluído seu trabalho.
BATALHA-01-IE-2288.jpg
CORRELAÇÃO DE FORÇAS
Com o voto do decano Celso de Mello (embaixo, à dir. do ministro Gilmar Mendes)
em favor dos embargos infringentes, o ex-ministro José Dirceu (abaixo)
pode se beneficiar de uma composição do STF considerada mais “legalista”
e se livrar do regime fechado. O novo procurador da República, Rodrigo Janot (acima),
só pretende pedir a prisão dos condenados depois que todos os trâmites legais forem cumpridos
BATALHA-02-IE-2288.jpg
chamada.jpg
Embora com poucas chances de aprovação, nos próximos dias o presidente também poderá colocar em pauta a proposta de prisão dos réus, antes de julgados os recursos aceitos na semana passada. É o que se chama de desmembramento do transitado em julgado. Os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello defendem essa medida. Se o tribunal aceitar essa proposta, um condenado como o ex-ministro José Dirceu poderia ser preso já em dezembro para cumprir a pena de sete anos e 11 meses por corrupção em regime semiaberto. Enquanto isso, o STF decidiria se manteria ou não a pena pelo crime de formação de quadrilha. Se confirmada, ele passaria ao regime fechado.
Escolhido por sorteio, o novo relator, Luiz Fux, mostrou-se um aliado de todas as horas de Barbosa. Mas não possui a mesma autoridade entre os colegas. Acusado de ter feito uma das mais persistentes campanhas para convencer a presidenta Dilma Rousseff a indicar seu nome para o STF, deixando em vários interlocutores do governo a certeza de que estava convicto da inocência dos acusados, sua capacidade de convencer ministros e liderar o plenário é muito baixa. Outra mudança no ambiente político em torno do tribunal consiste no novo procurador-geral da República, que dará sua opinião em vários momentos do julgamento, a começar pelos recursos que cada réu vai apresentar. Até agora, a postura de Roberto Gurgel sempre foi a de parceiro inquebrantável de Barbosa. O novo procurador, Rodrigo Janot, demonstra uma visão mais moderada e conciliadora. Na semana passada, Janot deixou claro que só pretende pedir a prisão dos condenados depois que todos os trâmites legais tiverem sido cumpridos.
IEpag38a42_Batalha-4.jpg
O ponto decisivo, contudo, reside nas preferências de 11 ministros. Após 13 meses de julgamento, é evidente que a maioria já tem convicção formada e dificilmente irá se comover com novas argumentações. Prevê-se, assim, que os nove juízes que já integravam o STF na primeira fase se limitem a transportar os mesmos votos para a prorrogação, sem maiores alterações. Dos nove votos conhecidos, cinco acompanharam Joaquim e quatro votaram contra. Qualquer mudança a favor dos réus, por isso,  irá depender dos dois ministros novos, Barroso e Teori Zavaski.  Indicados por Dilma Rousseff – como Fux e também Rosa Weber –, os dois já deixaram claro que têm uma visão crítica do julgamento. Barroso chegou a dizer que o mensalão foi um “ponto fora da curva” na história do STF. Por outros caminhos, Zavaski demonstrou opinião coincidente. O comportamento de ambos na fase em que o STF discutiu embargos declaratórios, porém, demonstrou uma postura mais complexa. Mesmo reconhecendo méritos na argumentação da defesa, nenhum dos dois votou a favor dos embargos declaratórios, preferindo perfilar-se com a maioria liderada por Barbosa. Barroso e Zavaski tiveram um papel importante na aprovação dos embargos infringentes. Mas será preciso aguardar o debate de mérito para saber como irão se posicionar. Até agora não se mostraram contrários às condenações.
A principal lição do voto de desempate de Celso de Mello, na semana passada, consiste em evitar maniqueísmos que só podem prejudicar o Direito e a Justiça. Mesmo inteiramente convencido da culpa dos condenados da Ação Penal 470, o decano apoiou os embargos infringentes sem manifestar a menor dúvida de que os condenados são mesmo culpados e devem cumprir a pena recebida. A questão, lembrou o decano, é que um juiz deve ser “justo, isento, imparcial e independente”. Não pode negar a um réu uma garantia assegurada a todos os cidadãos nem renunciar a suas convicções da missão do Direito em favor de pressões políticas ou da opinião das multidões. Esclarecendo, com base numa decisão do Congresso de 1998, que, longe de constituir uma “filigrana ou tecnicalidade,” os embargos integram os direitos fundamentais do regime democrático, Celso de Mello definiu um equilíbrio necessário entre a necessidade de punir crimes de toda natureza  e a importância de se garantir uma ampla defesa, mostrando que é preciso combater a impunidade, mas nem por isso deve-se aceitar que direitos sejam atropelados. Num país onde há justa indignação com a impunidade, caberá agora ao ministro Joaquim Barbosa separar com rigor o que é direito assegurado daquilo que é filigrana ou tecnicalidade, armas que advogados competentes costumam usar para protelar a punição dos culpados.
BATALHA-10-IE-2288.jpg
A FORÇA DO NOVATO
O ministro Luís Barroso diz que pensa o direito "pela ótica da Constituição"
01.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...