Ópticas VIP

Ópticas VIP

Slogan da sua empresa

Leu e viu isso? Então seu cliente também!

domingo, 25 de agosto de 2013

Castigar nem sempre é a fórmula ideal para educar seu filho

A criança precisa compreender o motivo do "erro" com explicações objetivas e uso do afeto, diz especialista; além do diálogo, técnicas que induzem à autorreflexão também funcionam
Yahoo! Brasil - Segundo especialistas, o ideal é conversar com os filhos sobre as consequências de seu comportamento.
Autocontrole e autoridade, se fosse tão fácil mantê-los na hora em que seu filho resolve entender o “não” como “sim”, a tarefa de educá-lo seria mais simples. Encontrar a maneira ideal de corrigir as crianças parece "bicho de sete cabeças", mas há uma fórmula básica para manter a disciplina dentro de casa. O amor incondicional dos pais é premissa, mas deve estar sempre acompanhado de uma dose de limite.
Uma equação difícil de ser resolvida pela técnica de enfermagem Camilla Campos, 39 anos. Mãe de dois meninos – Felipe, 15, e Anderson, 5 –, ela enfrentou com o caçula tudo o que não passou com o mais velho. “Não compreendia porque o comportamento dos dois é tão diferente se são tratados de maneira igual. Sofria muito com isso.” 
Foi tão complicado achar a forma correta para educar o menor, que a mãe buscou a ajuda de uma psicóloga infantil e seguiu a orientação: “use a autoridade, sem ser autoritária”. Camilla passou a aplicar duas técnicas para evitar birras e peraltices do caçula. “A primeira etapa foi mais difícil, tive colocá-lo no ‘cantinho da reflexão’. Se a conversa não dá jeito, ele fica sentado por cinco minutos, pensando no seu comportamento.”
Outra dica que costuma usar é a chamada técnica do 1,2,3. “Simples, quando não tenho mais como argumentar e percebo que ele está querendo inverter a situação, começo a contar até três. E esta regra serve para os dois, que já sabem o momento de parar com a queda de braço”, conta, ao admitir que a técnica funciona melhor quando aplicada pelo marido, o engenheiro Ricardo Henrique Aguiar, 43 anos. “Ele não discute. É mais respeitado.”
A mãe do ‘pimentinha’ não encara os métodos como um castigo. “É uma maneira de ele (o mais novo) se acalmar e tentar entender que errou. Não foi fácil no começo, mas aprendi a não me sentir culpada. Entendi que impor regras faz parte do jogo para manter um bom relacionamento.” A imposição é fundamental, desde que seja coerente e clara, sem deixar de lado o carinho e afeto pela criança. 
Amar X impor limites 
Segundo a pesquisadora do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Maria Aznar-Farias, é necessário manter o equilíbrio entre amor e imposição de limites quando se trata da forma mais benéfica ao estabelecer o que ela chama de “disciplina parental”.
Para a regra funcionar, os pais precisam estar no controle, sem perder a cabeça ou demonstrar irritação com a situação. “O amor não deve impedir a colocação de limites. Da mesma forma, esses limites devem estar baseados em necessidades que respeitem a criança dentro do contexto e não que sejam dependentes do estado de espírito dos pais.”
Impor regras coerentes e constantes é inevitável para garantir que este limite seja respeitado, passo que a professora considera “saudável” no processo de socialização de uma criança, “além de ser um ato de amor”, alega. 
Diálogo é a melhor opção
A especialista em comportamento humano defende que castigar não é o melhor caminho para corrigir o comportamento dos filhos. Segundo ela, a prática coercitiva – que estimula a ameaça, punição física ou verbal e retirada de privilégios – significa um modelo agressivo de solucionar problemas. Neste sentido, o diálogo ainda é a melhor saída.
“A punição só pode ocorrer em casos realmente difíceis, quando todas as alternativas de explicação e uso de afeto não obtém resultados”, reforça. Mesmo se existir algum perigo físico, social ou psicológico, usar a força para punir uma criança não é adequado. “Volto a insistir que os pais devem ter em mente que são modelos e que se usam a agressão para resolver problemas, estarão dando para os filhos essa ideia de atuação.”
O ideal, defendem especialistas, é utilizar técnicas indutivas na educação dos filhos, ou seja, conversar com eles sobre as consequências de seu comportamento. Foi assim que Camilla Campos, a mãe de Anderson, conseguiu controlar, em parte, a conduta impulsiva do caçula. “Ele sabe exatamente as consequências de cada ato. Conversamos muito e nunca há ameaças. Agora, quando eu falo, cumpro.” 
Mas, segundo Maria Aznar-Farias, há um segredo básico para aplicar o método com crianças pré-escolares. “As explicações devem ser breves, claras e concretas, seguidas de uma consequência objetiva relacionada aos comportamentos inadequados. Isso evita que a criança fique confusa sobre o que fazer”, alerta a profissional, que leciona a disciplina ciências aplicadas à pediatria na universidade. 
De tanto buscar alternativas para acalmar os ânimos do filho, Camilla já fala no tema com propriedade e sugere dicas complementares para ajudar na hora de educar uma criança. “Primeiramente, crie regras e dê o exemplo cumprindo com seus compromissos. Mostre ao seu filho a importância dele para a família, deixando claro que ele tem um papel. Cobre-o, dê tarefas a ele e elogie. Descobri que fiz tudo isso com o mais velho, mesmo sem saber. E funcionou.”
A mãe admite, o tempo que levou para ter o segundo filho – são 10 anos de diferença entre os dois – mudou sua forma de atuar na educação de cada um, mas avalia que a maturidade ajudou-a a compreender o instinto de “menino maluquinho” do mais novo. 
Apesar de lembrar que sua criação foi diferente, a técnica de enfermagem, que tem pais extremamente severos, resolveu levar adiante os conselhos da psicóloga. “Tenho preocupação com os dois, mas são experiências diferentes. De qualquer forma, fico feliz em saber que acerto quando sou afetiva e dedico meu tempo livre conversando e brincando com eles. Hoje, sei dizer não sem ter medo de perder o amor dos meus filhos.”
Fonte: Yahoo

DOENÇA RARA | HOMEM BOLHA

O indonésio Wisnu Chandra sofre de uma rara doença de pele que provoca grandes tumores que se desenvolvem por todo seu corpo. Por este motivo ganhou o apelido de “Homem bolha”. Wisnu, que é casado e pai de quatro filhos, mal sai de casa e quando o faz se sente obrigado a cobrir seu rosto com uma balaclava e óculos de sol só para não assustar as pessoas com que cruza na rua e para não se sentir ridicularizado.
Estas bolhas começaram a aparecer no seu rosto quando tinha apenas 19 anos, com 24 se estendeu às costas e com 32 já cobria todo o seu corpo. No início da doença, os pais do jovem fizeram uma via sacra por consultórios de médicos e dermatologistas sem muita sorte. Todos ficaram assombrados e ao mesmo tempo desconcertados com os estranhos sintomas.
A única conclusão a que os profissionais de saúde chegaram é que era genético e pode ter sido causado por uma anormalidade no sistema nervoso que causa tumores benignos que se desenvolvem na pele ou no osso.Wisnu já provou uma infinidade de tratamentos, mas todos sem sucesso.
A incapacidade de encontrar uma cura somada ao fato de não ter recursos financeiros para custear o tratamento e sua pesquisa, levou Wisnu a conviver calado com a doença.
Mas quando se deu conta de que seu filho maior Martín Ananda, de 32 anos e sua filha Lis Candra de 26 anos começaram também a desenvolver a doença decidiu divulgar sua condição de forma pública em uma desesperada tentativa de encontrar uma cura ao menos para seus filhos.
Via mundolouco

Rastro de destruição às Vitimas da Barragem Algodões continua

A partir de segunda-feira (26/08), a Drª Mª do Perpetuo Socorro I. de Vasconcelos será transferida para a 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba-Pi, porém, na sexta-feira (16/08), acatou requerimento do Estado do Piaui e revogou a liminar que garantia os alimentos das vitimas da Barragem Algodões I do município de Cocal-Pi.
A Barragem Algodões I rompeu em 27 de Maio de 2009 e destruiu fauna, flora e atividade pesqueira do vale do Rio Pirangi à jusante da Barragem Algodões I num raio de aproximadamente 100 quilômetros e deixou em miséria extrema mais de 1000 famílias dos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes. Ocorreram no momento do rompimento 9 mortes e por consequência das sequelas, dias depois morreram mais seis pessoas, totalizando 15 mortes.
O Governador do Estado do Piaui, à época Wellington Dias, sobrevoando a área atingida declarou "O que vi foi assustador. Na verdade, foi uma lamina de água de 20 metros de altura, equivalente a um prédio de três andares. Vi geladeira em cima de arvores, casa que foram reviradas, telhados para baixo e paredes para cima. Um rastro de destruição. Animais, cavalos, galinhas, todos mortos. Vi uma vegetação de carnaúba totalmente deitada no chão. Uma cena terrível." E enfatizou: "Nada faltará as famílias, o que precisarem terão."
Mas agora, nos termos da liminar, a partir de setembro de 2013 não mais terão alimento no prato porque a decisão judicial retirou o beneficio. As vitimas estão novamente desnorteadas, sem rumo. Afinal, a própria justiça que havia reconhecido o Estado do Piaui como o responsável pela tamanha tragedia que destruiu o patrimônio financeiro, tira,  subitamente, os alimentos destas famílias, constituídas na maioria de idosos e crianças de pouca idade. A fome bate a porta de Cocal novamente e de maneira inusitada porque a SASC- (Secretaria da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piaui) informou, por oficio, relatando que a responsabilidade das famílias vitimizadas pela barragem é da Prefeitura.
Com esta decisão de tirar os alimentos das vitimas da Barragem Algodões I ocorre o efeito cascata porque o comercio ficará enfraquecido e a população mais pobre.
Diante da situação calamitosa, na manhã deste sábado (24/08), a Associação da Vitimas da Barragem- AVABA sob a presidência do Prof. Corcino Medeiros dos Santos com a presença de aproximadamente 500 vitimas da tamanha tragedia, decidiram em Assembleia Geral que irá recorrer da decisão. O advogado da AVABA, Antonio Carlos Galli, chegou à Teresina-Pi na ultima terça-feira (20/08), também presente a reunião, tomará todas as providencias para manter os alimentos às Vitimas da Barragem Algodões I. Disse o prof. Corcino " A luta é contínua e diária, não iremos nos abater." E esclareceu finalizando "Somos fortes porque estamos unidos." A Assembleia foi aplaudida diversas vezes. O presidente do Sindicato Rural, Raimundo Nonato Fontenele Cardoso- Nonatinho do Sindicato, manifestou dando apoio incondicional às vitimas e colocando à disposição para que a problemática seja solucionada com a máxima urgência, porque é uma preocupação de toda a população de Coca-Pi.
Fonte: Assessoria de Comunicação da AVABA

Deputado do PT oferece "honorários" a conselheiro da Anatel para atuar a favor da Oi

PROPINA - O deputado Vicente Cândido admite ter perguntado ao conselheiro Marcelo Bechara quanto ele cobraria para encampar na Anatel as pretensões da Oi. O petista entregou a Bechara documentos com a lista dos problemas da companhia a ser resolvidos urgentemente pela agência
PROPINA - O deputado Vicente Cândido admite ter perguntado ao conselheiro Marcelo Bechara quanto ele cobraria para encampar na Anatel as pretensões da Oi. O petista entregou a Bechara documentos com a lista dos problemas da companhia a ser resolvidos urgentemente pela agência (Ailton de Freitas/Ag.Globo)
No fim de 2008, uma canetada do então presidente Lula permitiu a compra da Brasil Telecom pela Oi, uma das mais complexas e questionadas transações do mercado brasileiro nos últimos tempos. A assinatura aposta por Lula no decreto que abriu caminho para o negócio foi justificada com um argumento repleto de ufanismo: era preciso criar um gigante nacional no setor de telecomunicações para competir em condições de igualdade com as concorrentes internacionais. A operação bilionária foi cercada de polêmica por outras razões. Primeiro, porque a Oi fechou o negócio graças a um generoso financiamento público. Além disso, a empresa tinha e tem entre seus controladores o empresário Sérgio Andrade, amigo do peito de Lula desde os tempos em que o petista era um eterno candidato a presidente. E a mesma Oi, três anos antes, investira 5 milhões de reais na Gamecorp, uma empresa até então desconhecida pertencente a um dos filhos do presidente. À parte as polêmicas, a supertele nacional não decolou como planejado e o discurso nacionalista logo caiu por terra -- e com a ajuda do próprio petista, que meses antes de deixar o Planalto criou as condições para que a Portugal Telecom comprasse uma parte da companhia.
Com o passar do tempo, porém, a Oi perdeu valor de mercado, viu aumentar suas dívidas em proporções cavalares e hoje enfrenta sérias dificuldades para investir, o que para uma empresa do ramo de telecomunicações é quase como uma sentença de morte. O destino da companhia é motivo de preocupação para o governo e para o ex-presidente Lula. Em especial, pela possibilidade de o insucesso da empresa causar danos políticos às portas de uma campanha presidencial em que o PT pretende estender sua permanência no poder. Como explicar a ruína de um megaprojeto liderado pela maior estrela do partido e bancado em grande medida com dinheiro dos cofres públicos? Uma tarefa difícil, certamente. É legítimo que haja um esforço para ajudar uma empresa nacional. É legítimo que esse esforço também envolva agentes políticos. O que não é legítimo é a solução do problema passar por lobbies obscuros, negociatas entre partidos e até uma criminosa proposta de pagamento de propina a um servidor público em troca de uma ajuda à empresa -- episódio que aconteceu no início do mês nas dependências do Congresso Nacional, em Brasília, envolvendo o deputado federal Vicente Cândido, do PT de São Paulo, e o conselheiro Marcelo Bechara, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Indicado para o cargo pelo PMDB, em 6 de agosto Marcelo Bechara foi ao gabinete do deputado depois de receber um telefonema do parlamentar convidando-o para uma visita. Entre uma conversa e outra, Cândido engrenou o assunto principal: a cobrança de multas bilionárias aplicadas à Oi pela agência. Advogado por formação, Bechara é conhecido por sua capacidade de formatar soluções jurídicas para questões aparentemente insolúveis. Ele fora o relator de uma proposta que pode dar um alívio e tanto ao combalido caixa da empresa e que será debatida em breve no conselho diretor da Anatel. A proposta regulamenta a cobrança de multas aplicadas às companhias telefônicas. As da Oi, atualmente, somam mais de 10 bilhões de reais -- uma cifra astronômica em todos os aspectos, ainda mais se comparada ao valor de mercado da companhia, estimado em menos de 8 bilhões de reais.

Infâmia! O ataque com armas químicas na Síria alcançou um patamar de perversidade que rompe as fronteiras da civilização

De todos os horrores perpetrados pelo homem contra o seu semelhante, nada é mais abominável, incompreensível e inominável do que matar crianças. A praga da perversidade, que de tempos em tempos se manifestava sob diversos ardis, desta vez desabou sobre a Síria, na forma de bombas químicas arremessadas contra civis. Morreram asfixiadas 1,3 mil pessoas. Talvez muito mais. Entre elas, meninos e meninas. Centenas deles. O que dizer sobre os corpos enfileirados no passeio público, cobertos por mortalhas brancas, sem sinais aparentes de violência? O que dizer sobre as faces enrijecidas, expostas em plena rua, a não ser que são imagens que demoram para desaparecer da memória? O ataque na Síria alcançou um patamar de maldade que rompe as fronteiras da civilização. É a barbárie pura e simples, suscitada pelas mãos ignominiosas dos monstros que lançaram as armas químicas.
chamada.jpg
BARBÁRIE
Crianças vítimas do massacre: estima-se que
mais de 1,3 mil pessoas morreram asfixiadas
Quem cometeu o massacre?
Denúncias de um ataque químico – o maior desde o início da guerra civil –
no subúrbio de Damasco elevam a violência a outro patamar na Síria.
O presidente Bashar al-Assad é o principal suspeito
Mariana Queiroz Barboza
Nos últimos dois anos, a guerra civil na Síria provocou a morte de 100 mil pessoas. Apenas na semana passada, 1,3 mil vítimas foram adicionadas a essa contagem macabra. Desta vez, porém, a história é diferente. Segundo a oposição síria, o subúrbio da capital Damasco foi alvo, na madrugada da quarta-feira 21, de um ataque químico coordenado pelas forças do regime do ditador Bashar al-Assad. Se comprovada a denúncia, uma intervenção militar do Ocidente será tão necessária quanto inevitável. Há um ano, o presidente americano Barack Obama estabeleceu o uso de armas químicas como uma “linha vermelha” que mudaria seus cálculos em relação ao conflito. Logo após as notícias do horror, inspetores da Organização das Nações Unidas foram enviados à Síria para decifrar as circunstâncias da tragédia. O papel dos agentes da ONU é ingrato. Para chegar ao local do atentado, a 15 minutos de carro do hotel em que estão hospedados, de acordo com o jornal “The New York Times”, eles precisam da autorização do governo, que tem se mostrado pouco disposto a colaborar, e trabalham com um prazo limitado para chegar a uma investigação conclusiva. Só neste ano, há ao menos outros cinco relatos de usos de armas químicas no país, em que o Exército e os rebeldes se acusam mutuamente de serem os autores. Quem, afinal, responderá por mais essa barbárie?
SiRIA-01-IE.jpg
ARMADOS
Rebeldes contra o governo Assad: eles também
têm um longo histórico de violência
Dezenas de vídeos que circularam pela internet mostram a destruição causada pelas armas químicas em Damasco. Devido às barreiras que o governo sírio impõe a jornalistas, é difícil comprovar sua autenticidade. Nem por isso as imagens são menos impressionantes. Em um dos vídeos, homens socorrem pessoas desesperadas, com narizes e bocas cobertos por panos, enquanto outras parecem estar em convulsão. Ao lado delas, e em toda parte, corpos inertes. Entre eles, muitas crianças e mulheres. Em outro vídeo, aparecem centenas de cadáveres sem qualquer ferimento, um indício inequívoco de que a morte teria sido provocada por gases letais. Embora o Exército e o governo sírio neguem a autoria do ataque contra seu próprio povo, é pouco provável que a ação tenha sido articulada por outro grupo. Não porque os rebeles sejam menos sanguinários. Para Jeffrey White, especialista em Síria do centro de pesquisas Washington Institute, o atentado no meio da noite foi bem executado e falta aos rebeldes capacidade para organizar um ato dessa dimensão. Além disso, as áreas atingidas, majoritariamente muçulmanas sunitas, são locais onde o regime luta, sem muito sucesso, para retomar o controle. Assad, que mantém certo apoio entre os cristãos, é muçulmano alauíta, uma minoria dentro da população do país. “O presidente sírio não está nem aí para as ameaças dos Estados Unidos e da Europa e pode ter usado o atentado para mostrar seu poder”, disse White à ISTOÉ. “Esse seria um passo para a escalada da violência contra os sunitas e estabeleceria um novo nível de tirania.”
SIRIA-02-IE.jpg
TIRANO
Segundo especialistas, o presidente Assad não está
preocupado com uma possível intervenção ocidental
O agravamento do cenário acontece num momento em que Assad parece estar vencendo a guerra civil. Em junho, as tropas leais ao ditador recuperaram a cidade estratégica de Qusayr, na fronteira com o Líbano, e o regime se fortaleceu na medida em que a oposição se dividiu. Os guerrilheiros do Exército Livre da Síria, por exemplo, se distanciaram de seus aliados da Al Qaeda depois do assassinato de um comandante. Ao mesmo tempo, China e Rússia, que têm assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, mantiveram-se ao lado de Assad em fóruns multilaterais e vetaram todas as resoluções contra o país. O apoio, que também vem do Irã, foi importante quando, há um ano, muitos analistas davam como certa a queda do presidente. Naquela época, o núcleo duro de Assad havia sofrido um golpe com o bombardeio à sede da Segurança Nacional, que matou, entre outros membros do governo, o ministro da Defesa e o vice-presidente, cunhado do ditador.
SIRIA-03-IE-2284.jpg
FUGA
Milhares de refugiados sírios enfrentam o deserto para escapar do país
Na semana passada, depois de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, defendeu o uso da força pela comunidade internacional no conflito. Os russos endossaram os pedidos de investigação do atentado, mas por acreditarem que seja uma “provocação premeditada” da oposição para chamar a atenção das Nações Unidas. Mais pressionados estão os Estados Unidos. “Chegou o momento de uma intervenção, mas não deve acontecer tão cedo, porque Obama não está interessado nisso”, afirma Jeffrey White. “É ultrajante a situação da população síria, que é totalmente incapaz de se proteger de armas químicas.” Na quinta-feira 22, o porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, disse que a orientação de Obama à inteligência é reunir urgentemente informações sobre o ataque. Até lá, os sírios continuarão a viver sob um Estado que desconhece o valor dos direitos humanos.

Ônibus com fiéis capota, mata 2 e deixa mais de 30 feridos na BR-365

Acidente aconteceu no trevo que dá acesso a cidade de Claro dos Poções (MG). (Foto: Nicole Melhado / G1)
Um ônibus que transportava fiéis da Igreja Assembleia de Deus de Claro dos Poções (MG) capotou na BR-365, deixando 32 feridos e dois mortos na manhã deste domingo (25).
O acidente aconteceu por volta das 9h no trevo que de acesso à  cidade. Os integrantes da igreja seguiam para um circulo de oração que acontece anualmente, na cidade de Água Boa, a cerca de 20 km de Claro dos Poções.
“O ônibus foi contratado por um serviço terceirizado e já havia apresentado problemas logo no início do trajeto. Fomos até chamados para vir buscar os passageiros com outro ônibus, mas o motorista parou e achou que tivesse resolvido o problema e que poderiam seguir viagem. Porém, perdeu o controle do veículo na descida e capotou na virada do trevo”, contou o pastor José Antônio Barbosa, que chegou logo depois do acidente.
Pastor José Antônio Barbosa ajudou no socorro às vítimas (Foto: Nicole Melhado / G1)Pastor José Antônio Barbosa ajudou no socorro
às vítimas 
Uma menina de 9 anos e um homem de 82 anos morreram no local. A vítima ferida com o estado de saúde mais grave foi uma mulher que teve o braço direito amputado. Como corria risco de uma parada cardiorrespiratória, ela foi levada de helicóptero para a Santa Casa de Montes Claros. Outros quatro pacientes em estado grave também permaneciam internados na Santa Casa. Segundo a direção do hospital, o estado de saúde deles era estável, mas requer atenção.
“Deparamos aqui com uma situação a qual foi necessário colocar em prática um plano de catástrofe, mobilizando todos os profissionais, inclusive estudantes do último período de medicina, e todos os hospitais da nossa rede para fazer o atendimento às vítimas”, explicou o gerente de urgência e emergência de Montes Claros, Frederico Willer.
Mulher com o braço direito amputado foi levada para a Santa Casa de Montes Claros. (Foto: Nicole Melhado / G1)Mulher com o braço direito amputado foi levada
para a Santa Casa de Montes Claros.
O Hospital Universitário de Montes Claros, também referência em traumatologia, recebeu 13 pacientes. Outros três foram encaminhados para o Hospital Aroldo Torinho e cinco para o Hospital Dilson Godinho. Pacientes com escoriações mais leves foram levados para o Hospital Regional Pirapora.

“Primeiro fizemos o atendimento às cinco vítimas em estado mais grave. Muitos estavam presos às ferragens. Todos os passageiros estavam sem cinto de segurança”, afirmou o tenente Castro, do Corpo de Bombeiros.
Testemunhas disseram à Polícia Rodoviária Federal que o ônibus apresentava problemas na marcha e estava sem freio motor. “Averiguamos que o veículo está com a lataria comprometida e pneus carecas. Mas a perícia apontará ainda a conclusão sobre as causas do acidente”, disse o policial Rossiny Alves.
Vítimas foram socorridas ainda na rodovia por equipes do Samu (Foto: Nicole Melhado / Inter TV MG)Vítimas foram socorridas ainda na rodovia por
equipes do Samu 
O acidente deixou a rodovia interditada por quase três horas nos dois sentidos. Um grande aglomerado de parentes das vítimas e curiosos se formou no local.

“Todo mundo que estava no ônibus era conhecido. Assim que soube do acidente vim para cá e me deparei com essa tragédia”, contou o estudante Eduardo Santos.

O músico e membro da Assembleia de Deus Jadir Martins Pimenta também foi um dos primeiros a prestar socorro às vítimas. “Um caminhoneiro que estava logo atrás do ônibus tinha uma segueta e ajudou a tirar algumas pessoas que estavam presas às ferragens."
Parentes e amigos buscam informações de feriados nos hospitais de Montes Claros. (Foto: Nicole Melhado / G1)Parentes e amigos buscam informações de feriados nos hospitais de Montes Claros. 
 G1

Parnahyba perde em casa e dá adeus a Série D do Brasileirão

O Parnahyba recebeu neste domingo (25) a equipe do Salgueiro de Pernambuco às 16 horas no estádio “Verdinho” do Complexo Esportivo Dirceu Mendes Arcoverde, em Parnaíba.  O Tubarão precisava vencer para passar a segunda fase da Série D do Brasileirão, mas perdeu pelo placar de 1 X 0.
O torcedor do litoral lotou as dependências do Estádio Verdinho no jogo decisivo para as pretensões do Tubarão. O time Azulino fez uma boa partida, mas foi fragorosamente roubado pelo árbitro. Resta agora se preparar para o próximo ano, quando a equipe parnaibana voltará a disputar o certame.

Quem lembrar da primeira rodada do grupo A2, da Série D do Campeonato Brasileiro, vai ver que a goleada de 4 a 0 sofrida fora de casa talvez tenha representado um marco na trajetória do Parnahyba. Isso porque o Azulino foi goleado justamente pelo Salgueiro (PE), adversário do grande jogo decisivo que aconteceu hoje, às 16h, no Estádio “Verdinho”. A partida foi eletrizante, já que a equipe piauiense jogava em casa e tinha a necessidade da vitória para se classificar à segunda fase da competição. Ao final dos noventa minuto, nova derrota do Parnahyba para o "Carcará do Sertão".

Tribunal de Justiça julga nesta terça-feira recurso do ex-coronel Correia Lima

O Tribunal de Justiça do Piauí vai julgar na próxima terça-feira (27) um recurso do ex-coronel José Viriato Correia Lima, acusado pela morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco Filho, mais conhecido como Castelinho no dia 8 de junho de 1999 quando ele fazia caminhada.

A ação penal pública foi aberta pelo Ministério Público do Piauí. Além de Correia Lima, Ana Zélia Correia Lima Castelo Branco, viúva da vítima e considerada a mandante, e Francisco Moreira do Nascimento, acusado de participação no homicídio, também recorrem da decisão.

O recurso é referente à decisão proferida pelo juiz de direito do 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina que determinou que os recorrentes fossem submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri.


Imagem: ReproduçãoCorreia Lima(Imagem:Reprodução)  Correia Lima


Em sua defesa, o ex-coronel pede a nulidade da decisão, alegando ausência de fundamentação da decisão, afirmando que o magistrado deixou de explicar os motivos de sua participação no crime, tendo desprezado todas as teses da defesa sem qualquer análise. Correia Lima alega ainda que não possuem indícios de sua autoria no crime.

Já o Ministério Público alega que a sentença não merece reparos, afirmando possui provas materiais do crime, além do laudo cadavérico, fotos, entre outras provas que apontam a participação de Correia Lima no crime.

O recurso será julgado em sessão ordinária da 2ª Câmara Especializada Criminal a partir das 9hs. Atualmente Correia Lima está preso na Penitenciária Mista de Parnaíba acusado de chefiar o crime organizado no Piauí em 1990.

Secretário Robert Rios aparece com trajes punks em 'reinvenção artística' no Facebook

imagens”, explica.


Imagem: Granizo Therehell/FacebookProjeção reencarnatória de figuras públicas (1). Coleção particular. Venda sob prescrição médica. Granizo/THE(Imagem:Granizo Therehell/Facebook)Projeção reencarnatória de figuras públicas (1). Coleção particular. Venda sob prescrição médica. Granizo/THE

Granizo conta também que o trabalho não é exclusivamente sobre o secretário de segurança. “Logo seria muita audácia da minha parte, pois se cantar Rap sobre a polícia é perigoso, imaginem atacar ainda que artisticamente, exclusivamente o Sr. da Segurança Piauiense, que diga o Preto Kedé”, disse Granizo, lembrando o caso do cantor de Rap da zona sul de Teresina, que foi acusado de intimidação a policiais do Rone pela imprensa local recentemente.

A respeito da produção que vem desenvolvendo com as projeções de personalidades públicas do Estado, Granizo comenta mais. “Este trabalho é um avanço sobre as posturas, é um jogo de olhar sobre quem é você e quem são eles, quando projeto a reencarnação nada faço além de brincar com interpretações”, fala.

O resultado final das imagens é obtido através do programa de edição Photoshop. Granizo afirma que já possui duas novas imagens prontas para divulgar, mas está dando intervalo de tempo para postá-las no Facebook.

Questionado sobre o porquê de o Robert Rios ter sido reinventado com trajes punks e frases de cunho anarquista no plano de fundo, Granizo comenta. “É meio complicado decifrar tudo aquilo que produzimos. Mas a imagem fala por si. É apenas para deslocar o olhar, gerar atritos entre o comum e corriqueiro. As pessoas no Piauí aceitam com muita facilidade a voz das autoridades ou das figuras públicas da mídia. É necessário perceber, refletir e transformar esta postura submissa. Ainda vejo gente que diante de um político sente-se privilegiada por um simples aperto de mão, e isso deve mudar”, disse.

Granizo conta que seu trabalho é melhor assimilado por jovens. “Um secretário de segurança ''PunK'' se faz assim por contradições e semelhanças com os jovens que vejo em nossa cidade. Talvez fique mais complicado para um senhor de 50 ou 60 anos entender as entrelinhas das imagens, mas para a geração que vejo nas ruas, praças e shoppings talvez seja mais fácil”, conclui.

Outro lado

Procurado pela reportagem do GP1 para comentar a produção artística de Granizo, o secretário Robert Rios contou que não conhece a imagem. "Eu não acho nada, nunca vi e o que eu sei é que o mundo é cheio de gente desocupada, eu sou um homem bastante ocupado, sou um secretário de Estado e pra mim isso é uma bobagem, coisa de menino", falou.
gp1

NÃO TEM JEITO PRA ELE.


Foto: Depois ficam dizendo que é perseguição da imprensa ao Vereador Marcos Meneses, Esse Vereador não me representa, nesta condições não! Uma imagem vale mais que mil palavras, o que vemos nesta imagem não precisa de bafômetro, a imagem por si só já diz tudo. Um cidadão que se diz um homem "público" fica exibindo copadas de bebidas e posando para fotos dando o maior mau exemplo para os jovens, que hoje luta contra o alcoolismo, e  para não entrar nas drogas, e ver um vereador que deveria ser exemplo,a ficar se exibindo desta maneira! Fica aqui meu protesto, e que este mau exemplo não seja seguindo por ninguém que possa ver essa imagem, e esse  sorriso, que pra mim não tem a menor graça!.Depois ficam dizendo que é perseguição da imprensa ao Vereador Marcos Meneses, esse vereador não me representa, nestas condições não! Uma imagem vale mais que mil palavras, o que vemos nesta imagem não precisa de bafômetro, a imagem por si só já diz tudo. Um cidadão que se diz um homem "público" fica exibindo copadas de bebidas e pousando para fotos dando o maior mau exemplo para os jovens, que hoje luta contra o alcoolismo e para não entrar nas drogas. Ver um vereador que deveria ser exemplo, ficar se exibindo desta maneira! Fica aqui meu protesto, e que este mau exemplo não seja seguindo por ninguém que possa ver essa imagem, e esse sorriso, que pra mim não tem a menor graça! 

O JULGAMENTO DE UM SOLDADO.

O Soldado colocou-se de pé e ficou diante de DEUS, pronto para última inspeção pela qual teria que passar, desejando que, assim como a fivela do cinto e os emblemas de metal, também os seus coturnos estivessem a brilhar.

Um passo a frente, soldado!
Como vou fazer contigo?
Fostes fiel à Igreja?
Destes o outro lado da face ao inimigo?

O soldado se perfilou respondendo:

"NÃO! NÃO SENHOR!
Nós que andamos armados, nem sempre podemos ser amor!
Na maioria dos domingos, eu estava de serviço, na igreja não fui não Senhor...
Em muitos momentos, eu falei de modo impuro...
Houve muitas vezes em que fui violento, pois meu mundo é muito duro...
Mas nunca guardei um tostão que a mim não pertencesse...
E quanto mais uma conta se acumulava, aos trabalhos extras eu me dedicava, e de minha família me afastava...
Mas às vezes, SENHOR, me perdoa, eu chorei por coisas à toa, e por dores dos outros. Reconheço que não mereço ficar entre os que já estão em seu meio; que jamais me quiseram por perto, a não ser quando estavam em perigo...
Se tiver um lugar para mim, como nunca consegui muito mesmo, luxuoso não precisa ser.
E caso não haja nenhum, eu saberei entender."

Faz-se silêncio em redor do trono, onde os Santos passeavam. E o soldado esperou, o veredicto do SENHOR...
Teu corpo serviu com alma e coração...
Fez-te escudo para o próximo...
Portanto, anda em paz pelo paraíso...
INFERNO já foi tua missão...


25 DE AGOSTO, DIA DO SOLDADO, PARABÉNS A TODOS!!!

VÍTIMA REAGE E MATA DOIS BANDIDOS DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO

Populares informaram à Polícia que a dupla teria tentado assaltar uma Kombi. Um dos ocupantes do veículo teria revidado efetuando disparos Foto: naval sarmento
Dois bandidos foram assassinados, na noite de sexta-feira, na Avenida Paulino Rocha, no bairro Castelão. De acordo com a Polícia, a dupla teria praticado um assalto e a vítima reagiu atirando contra eles. 
Conforme relatos de populares, Francisco Diego da Silva Freitas, 23, pilotava uma motocicleta, de cor azul, e trazia uma pessoa na garupa. Eles teriam abordado um veículo modelo Kombi. Um dos ocupantes do veículo sacou uma arma e revidou à tentativa de assalto disparando tiros.
Freitas caiu a poucos metros de onde o fato aconteceu, na calçada de uma igreja evangélica. O comparsa dele conseguiu correr até o outro quarteirão, onde buscou abrigo em uma residência, que estava aberta.
A dona da casa disse que ele pediu ajuda e gritava dizendo que o irmão dele havia sido morto. Até agora, a polícia não confirmou se as vítimas são realmente parentes. Os PMs que atenderam a ocorrência afirmaram que os dois já eram conhecidos na área, pela prática recorrente de roubos à mão armada.
Conjunto Jereissati
O construtor Antônio Cleyton Nery de Freitas, 33, foi encontrado morto dentro de um carro Fiat, modelo Strada, no Conjunto Jereissati II, em Maracanaú. O corpo, que apresentava lesões a bala, foi achado por uma patrulha do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). A vítima estaria ao telefone quando foi abordada e assassinada.
Fonte: Diário do Nordeste

Você tem noção do que é isso?


Tripofobia! Quem tem essa fobia tem medo/aflição/mal-estar de ver vários buracos pequenos de formas e tamanhos iguais juntos em alguma superfície.

Uma coisa muito boba não é? Mas faz pessoasvomitarem, se coçarem e até desmaiarem.
A maioria das pessoas que tem essa fobia sentem mais nervoso quando é sobre uma superficie orgânica, pq da aparência de alguma doença, principalmente sobre a pele humana.
Mas não é uma obrigação, muita gente sente o mesmo medo vendo os buracos em paredes, madeira… E existe um grau tão alto que tem gente que não consegue verroupas de tricô, croche, ralos, colméias de abelhas e etc…
Tentei achar a causa psicológica dessa fobia mas não consegui pq TODOS OS SITES que eu entrei tinham imagens… mesmo os sites de psicologia que querem ajudar colocam imagens.
Sim, até as imagens de tripofobia causam grande “mal-estar” em quem tem a fobia.
Via noticiasempre

Luzilândia: Forte explosão faz terra tremer e deixa população em pânico

O fato aconteceu por volta de meio-dia de hoje. Moradores acreditam em queda de meteoro; Polícia nega.
Um forte explosão da cidade de Luzilândia (234 km de Teresina) causou tumulto e desespero entre os moradores. O fato aconteceu por volta de meio dia deste sábado (24) e fez as pessoas que estavam nas ruas do município correrem de volta para suas casas ao sentirem a terra tremer.
Foto: Divulgação
Moradores correram para suas casas com medo do tremor e do barulho
O Cidadeverde.com entrou em contato com o delegado de Luzilândia, Marcelo Dias. Ele informou que o estrondo foi provocado por um explosivo usado nas obras que estão sendo realizadas na estrada que liga ao município vizinho (Joaquim Pires). "A informação que tenho é que os operários colocaram um explosivo em uma pedra, o que causou o barulho e as pessoas se assustaram", explicou.
A estrada em questão é a PI-112, de responsabilidade do Estado. No local é comum que as empresas retirem material de construção das formações rochosas do Morro de Laurindo.
Com o susto, os moradores da cidade começaram a levantar suspeitas de que o barulho foi causado pela queda de um meteoro nas cercanias. O boato foi sustentado pela informação divulgada ontem de que haveria uma forte tempestade solar no planeta, que levaria a um blecaute de radiopropagação.
Jordana Cury

Pode faltar alimento em Buriticupu

Protestos prosseguem em Buriticupu
Protestos prosseguem em Buriticupu
O bloqueio permanece na BR-222 que corta o município de Buriticupu. O comércio local já foi afetado. Os únicos estabelecimentos funcionando são os restaurantes da cidade. Os ônibus de excursão estão parados sem conseguir sair da cidade, assim também como as carretas e caminhões também estão parados.
A preocupação de todos é que se o bloqueio continuar por mais um dia vai faltar alimento na cidade. A assessoria de comunicação do 24º Batalhão de Caçadores em São Luís informou que dos militares instalados em Buriticupu nenhum pertence a corporação do Maranhão, e sim de Recife, São Paulo e outros locais.(IDifusora.com)

Japonês come 69 cachorros quentes em dez minutos


Japonês come 69 cachorros quentes em dez minutos Takeru Kobayashi, 35 anos, é um verdadeiro estômago de avestruz! O rapaz já conseguiu comer 69 cachorros quentes em apenas dez minutos!
Japonês come 69 cachorros quentes em dez minutos

Polícia encontra quase 120 quilos de maconha em carro abandonado

Quase 120 Kg de drogas apreendidas no veículo abandonado

A Polícia Militar apreendeu, neste sábado (24), 117,7 quilos de maconha. Segundo a PM, a droga estava em um veículo com placas de São Paulo, que seguia pela PR-441, próximo à cidade de Reserva, região central do estado.
Os policiais chegaram até o veículo após receberem uma denúncia de que um carro se chocou contra uma árvore. Quando chegaram ao local os policiais se depararam com o carro vazio e as drogas.
Ninguém foi preso e a polícia não tem pistas sobre quem poderia estar dirigindo o carro. Toda a maconha foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal em Ponta Grossa.
FONTE: G1

Filho que matou e bebeu o sangue do pai vai ter acompanhamento especial na prisão

Crime chocou a pequena cidade de Padre Carvalho

O homem que matou e bebeu o sangue do próprio pai vai ter acompanhamento psicológico especial na prisão. Edvaldo Antônio dos Reis, de 28 anos, foi preso em flagrante após assassinar José Antônio dos Reis a pauladas e experimentar o sangue da vítima.
Segundo o delegado José Eduardo Domingos Gonçalves, que ouviu o depoimento do criminoso, Edvaldo é inimputável, ou seja, não tem condições de ser julgado.
— Ele tem problemas psíquicos, é claramente alterado.
O policial pediu para o detento ficar sob observação médica. Ele ainda quer que o rapaz seja transferido para uma penitenciária “que tenha o aparato necessário para atender esse tipo de preso”, provavelmente em Montes Claros ou Francisco Sá.
Edvaldo foi encontrado pela Polícia Militar logo após o crime, conversando com os vizinhos como se nada tivesse acontecido. Sem arrependimentos, ele confessou "tranquilamente" aos militares os detalhes sobre o que havia feito com o pai e afirmou que passou o dedo no sangue que caía da cabeça dele para experimentar.
A irmã do jovem afirma que ele sofre de esquizofrenia há seis anos,se recusava a fazer tratamento e já havia ameçado o pai diversas vezes. O delegado conta que ainda não há um laudo que comprove a doença.
— Ele tinha um acompanhamento médico e recebia remédios fortes, segundo uma enfermeira.
De acordo com o policial, do momento da prisão até a condução à cadeia, Edvaldo “não se alterou em momento algum”.

Ratinho: os políticos querem falar com ele

Ratinho está se tornando o entrevistador preferido dos políticos nos últimos tempos, observa Lauro Jardim, na sua coluna da Veja. Já recebeu Aécio Neves, Marina Silva, marcou com Eduardo Campos na semana que vem e exibe, no próximo dia 30, uma entrevista gravada com Eduardo Paes.

Mesmo sem resposta, o convite a Dilma Rousseff continua de pé.  E a entrevista pode acontecer entre setembro e outubro, quando a presidente deve fazer uma rodada de aparições na TV, de acordo com uma estratégia de comunicação traçada no Planalto.

Presidenta, explique para nós


 Há pouco mais de um mês, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o Governo tinha desistido da importação de médicos cubanos. De repente, não mais que de repente, arranjou quatro mil para pronta entrega. Será Padilha tão bom assim de negociação? Ou antes estaria, perdoe-nos a ousadia, mentindo? 

Cuba, comunista há mais de 50 anos, tem no planejamento centralizado a base de sua estrutura governamental. Como é que, de repente, aparecem quatro mil médicos disponíveis? Estará Cuba, em nome da solidariedade ao Governo brasileiro tão amigo, disposta a sacrificar o atendimento médico à sua população? 
O PT condena a gestão da Saúde por organizações sociais, a seu ver uma inaceitável terceirização. Saúde não deve dar lucro. Pagar um Governo estrangeiro para que envie profissionais de sua escolha e os remunere com parte do que recebe não é terceirização? O que sobra para o Governo cubano não é lucro? 
Grandes empresas do país já foram enquadradas na Lei do Trabalho Escravo porque terceirizaram parte de sua produção para outras, que pagavam abaixo do mínimo, obrigavam seus empregados a morar onde mandavam e aproveitavam-se de sua situação para explorá-los - ou aceitavam ou eram enviados de volta a seus países. Em que diferem os médicos cubanos, obrigados a morar onde Havana mandar, impedidos de optar por outra vida e ganhando aquilo que lhes for determinado pelo Governo cubano, dos imigrantes escravizados? 
São dúvidas razoáveis. E a presidenta com certeza dará respostas excelentas.
Do presidente Lula, em 19 de abril de 2006, ao inaugurar o setor de emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre (fonte, Agência Brasil): 'Eu acho que não está longe da gente atingir a perfeição no tratamento de saúde neste país'. Seriam os médicos cubanos o toque que faltava para atingir a perfeição? Se eram, por que o Governo demorou tanto para trazê-los? 
Tanta gente chegando ao Brasil, em tão pouco tempo, faz surgir outra dúvida: imaginemos que alguns dos cubanos resolvam mudar de vida e pedir asilo político ao Brasil. Os pugilistas cubanos que se atreveram a isso foram presos e enviados de volta a Cuba num avião venezuelano. Já Césare Battisti recebeu asilo político. Qual dos exemplos será seguido se algum médico não quiser voltar? 
Por que os médicos cubanos não podem a trazer a família para o Brasil?CARLOS BRICKMANN

Primeira leva de médicos cubanos chega a Recife em clima de festa

Reprodução
RECIFE - Os primeiros 30 médicos cubanos a desembarcarem na tarde de hoje no Aeroporto de Guararapes, no Recife, foram recebidos com faixas e gritos de boas vindas por 20 integrantes da União da Juventude Socialista (UJS) e da União de Estudantes Metropolitanos Secundaristas (Ubes).

Vestidos com jalecos e carregando as bandeiras do Brasil e de Cuba, durante a entrevista, eles disseram felizes com a recepção e afirmaram que querem colaborar pelo benefício da população mais pobre. Distribuíram sorrisos no aeroporto e tremularam as bandeiras de Brasil e de Cuba. 

estadao

Jovem de 22 anos tenta contra própria vida, por desilusão amorosa


Por volta das 18h20min deste sábado (24/08), deu entrada no Hospital Joaquim Vieira de Brito em Cocal, com suspeita de envenenamento, um jovem de iniciais J.M.B., 22 anos, residente na cidade de Colombo- Paraná.  Segundo informações repassadas à PM, o jovem passou três dias em Cocal no mês de maio deste ano após iniciar o namoro com uma moça identificada apenas pelo nome de Adriana, na qual conheceu através de uma rede social (FACEBOOK). A moça por quem ele se apaixonou terminou a relação deixando bem claro que não queria mais nada com ele. Inconformado, ele saiu de sua terra natal e voltou a Cocal no dia 22/08 para reatar o namoro, a tentativa foi em vão. 


No final da tarde de hoje (24/08), o jovem foi encontrado passando mal em um rua próximo a casa de sua "amada" (Bairro São Pedro), onde populares o socorreram encaminhando para o hospital local. No hospital, foi encontrado em um dos bolsos da vitima uma caderneta, onde estava escrito "TE AMO ADEUS ADRIANA" e no quarto onde ele estava hospedado foi encontrado em um cesto de lixo, um pacote de "MATA RATO RATONIL" e vários medicamentos, supostamente ingeridos na tentativa de por fim na própria vida.  Policiais Militares lotado na 2°CIA do 2ªBPM de Cocal estiveram no hospital fazendo levantamento da ocorrência. Devido a gravidade, J.M.B. foi transferido em uma unidade do SAMU para o HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde) em Parnaíba.


Caderneta encontrada em um dos bolsos da vitima

Cesto de lixo encontrado no quarto onde a vitima estava hospedado  Mata Rato RATONIL encontrado dentro do cesto de lixo- "com embalagem violada" 

Fonte: Blog do Coveiro

Homens furtam moto no quartel do Corpo de Bombeiros

Na madrugada deste domingo (25/08), por volta das 2h, o Grupo de Operações da Polícia Militar, Força Tática foi acionada através da Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), dando conta que na Rua Pires Ferreira, nas imediações do Comercial Carvalho, Bairro São Benedito, havia dois homens empurrando uma motocicleta Pop vermelha e uma bicicleta branca.
A guarnição policial se dirigiu ao local e fizeram a abordagem dos acusados. De acordo com o Sargento Muniz, da Força Tática, em conversa com os dois rapazes, eles confessaram que a moto havia sido furtada da garagem do Batalhão do Corpo de Bombeiros, em Parnaíba.
Um dos jovens trata-se do menor de iniciais J.F.G, 15 anos e o outro acusado, Antônio Wellington Rodrigues dos Santos. Na ocasião o menor foi apreendido e Antônio Wellington preso. Ambos foram levados para a Central de Flagrantes, no Bairro São Benedito.
A motocicleta Pop pertence à um sargento que faz parte do quadro de servidores do Corpo de Bombeiros.
Antonio Wellington
Menor de 15 anos
Em entrevista ao Portal Costa Norte, um dos acusados, Antônio dos Santos disse que nada tem a ver com o furto. Relatou que passava pela Rua Marechal Pires Ferreira na companhia do menor, ambos de bicicleta quando foram abordados pela polícia.
O acusado disse que estava passando pelo local errado, pois a motocicleta já se encontrava na via pública. ‘Eu não tenho nada a ver com furto de moto e não posso dar conta de quem fez isso’.
Estes foram ouvidos pelas autoridades policiais ainda na madrugada deste domingo e se encontram à disposição da justiça.

Por Tacyane Machado/ Pórtal Costa Norte

Abandonada pelo poder público, a Lagoa do Bebedouro agoniza

A morte da Lagoa do Bebedouro e do Rio São José escancara a falência do poder público durante anos em nosso município.

A Lagoa do Bebedouro, quase no centro de Parnaíba, bem que poderia ser um local de visitação, um cartão postal a ser mostrado aos turistas. Mas o que vemos é uma lagoa agonizando por falta de gestão do poder público
Aos poucos o Parque Municpal Lagoa do Bebedouro, localizada entre os bairros Santa Luzia e São Vicente de Paula, na estrada Rosápolis, aos poucos vai sendo destruída pela poluição e pela ausência do poder público. A lagoa bem como o Rio São José, onde a lagoa joga suas águas quando transborda no inverno estão agonizando sem que o poder público interfira através de medidas preventivas para preservação desses dois mananciais.
Para uma cidade em que a atividade turística aflora como opção para o crescimento econômico, a Lagoa do Bebedouro seria mais uma opção de receita para nossos conterrâneos, vez que poderia ser explorada economicamente com bares e restaurantes  acrescidas de áreas de lazer e prática de esportes em seu entorno, a exemplo da Lagoa da Jansem, no São Francisco, bairro central de São Luis (MA).


O Rio São José que circula a Ilha do Tabuleiro está quase morto, apresentando água somente em alguns pontos. O seu principal abastecedouro, depois que fecharam a boca dele no Igaraçu, é a Lagoa do Bebedouro, mas esta também está secando, vez que suas nascentes estão sendo ocupadas por residências.
A lagoa apresenta sinais claros de contaminação, pelo menos é o que parece à simples vista, é grande a carga de dejetos e lixo que é jogada ali pela população. A lagoa apresenta pontos cobertos por aguapés, que são renovadores naturais de oxigênio da água. Com isto a água não se presta para banhar, lavar roupa ou para consumo humano por conter poluentes nocivos à comunidade. A população tem que se conscientizar e parar de poluir esta fonte de vida.

Tanto a lagoa como o rio, mereciam mais atenção e cuidados e um grande projeto para recuperação desses dois pontos que poderiam se transformar em pontos turísticos.
O Parque Municipal Lagoa do Bebedouro é um atrativo natural de rara beleza, mas que através das praticas excessivas de atividade predatória da pesca, assim como pela visível deposição de resíduos residenciais e comerciais, inclusive químicos de alguns criadores de gado que realizam o processo inicial de lavagem do couro do gado, promovem a banalização do parque poluindo-o, desprezando assim a importância também econômica da Lagoa.
Enquanto atrativo turístico não se encontra em roteiros de visitação promovido pelas agências locais; como área de lazer e entretenimento carece de estrutura adequada para tal; a piscicultura, explorada de forma técnica e economicamente recomendadas, também é desprezada. O uso da água para irrigação também não é feita a contento. Em resumo: Desprezamos um grande celeiro de alimentos e um excelente parque ambiental e de lazer.
  Wilson Junior

Bois "Schwarzenegger" assustam, mas produtores garantem carne saudável


Bois Imagens de gados monstruosos, que se assemelham a verdadeiros fisiculturistas, estão causando assombro e debates em sites e nas redes sociais. Internautas especulam se experiências transgênicas foram feitas para alcançar esse tamanho de boi e, portanto, se há consequências para a saúde desses animais e das pessoas que consomem essa carne.

Por: Erciliana Santana
Alerta rondônia
  • Bois

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...