Ópticas VIP

Ópticas VIP

Slogan da sua empresa

Leu e viu isso? Então seu cliente também!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Homem que estuprou e matou criança na Rocinha pede perdão aos pais da menina de 4 anos

Elder Marinho confessou à polícia o crime e pediu perdão aos pais
Elder Marinho confessou à polícia o crime e pediu perdão aos pais
Foto: Reprodução

da Carvalho dos Santos, de nove anos, na Rocinha, pediu perdão aos pais da criança. Questionado nesta sexta (4) na Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca (zona oeste), sobre o que diria aos pais de Rebeca, ele respondeu: "[Diria] Que me perdoassem. É difícil".
Elder Deywid Marinho, de 22 anos, foi encontrado na comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste. Segundo a polícia, Elder confessou o crime e estava com o celular da vítima. A Divisão de Homicídios decidiu pedir à Justiça a prisão do suspeito por 30 dias.
Ele admitiu que também estuprou e matou outra criança, de quatro anos, em Juazeiro do Norte, no Ceará, segundo informou a Polícia Civil. O crime aconteceu há cinco anos, quando o suspeito tinha 17 anos e morava no Nordeste. Ele contou à polícia que, à época, foi apreendido e cumpriu medida socio-educativa, ficando internado por três anos.
Segundo a polícia, ele estava com passagem comprada para voltar para o Ceará. O delegado Henrique Damasceno disse que o rapaz, de boa aparência, apresentou tranquilidade na hora da prisão. Ele morava no Rio desde fevereiro passado em uma casa perto do local onde ocorreu o crime, na Rocinha.
Segundo o delegado, o suspeito contou que, na noite do crime, havia saído para beber. No caminho, ele viu a criança e resolveu atacá-la, como "decisão de momento". Com isso, o suspeito nega que o crime tenha sido premeditado. Henrique Damasceno afirmou que o homem chegou a se dizer arrependido.
Marcas de estupro e estrangulamento
O corpo de Rebeca foi encontrado em um beco na Rocinha na manhã de domingo (29) com marcas de estupro e estrangulamento. Ela havia desaparecido horas antes enquanto brincava em uma festa.
Uma mulher encontrou o chinelo da vítima em uma passagem estreita da comunidade e, a poucos metros dali, viu o corpo de Rebeca atrás de um monte de terra. Ela estava com as roupas íntimas abaixadas.
A polícia constatou que o crime foi planejado, já que Rebeca foi levada para uma área onde nenhum pedestre conseguiria ver o estupro. Uma testemunha contou em depoimento que viu quando um homem negro, com idade entre 20 e 30 anos, abordou Rebeca.
A reportagem da Record, acompanhada por um dos peritos responsáveis pelo caso, refez o caminho traçado pelo suspeito para cometer o crime. Uma escada foi usada pelo assassino para alcançar uma área de difícil acesso, onde a menina foi morta.
FONTE: r7

Marco entre a ditadura e a democracia, Constituição de 1988 completa 25 anos

constituicao.jpg
“Declaro promulgado o documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil”, disse há 25 anos o então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães, ao promulgar a nova Constituição Federal, em vigor até hoje. O Brasil rompia de vez com a Constituição de 1967, elaborada pelo regime militar que governou o país de 1964 até 1985.
O trabalho que resultou na “Constituição Cidadã” começou muito antes da Assembleia Constituinte e o fim da ditadura. A luta para acabar com o chamado “entulho autoritário” ganhou força com a derrota da Emenda das Diretas-Já, ou Emenda Dante de Oliveira, rejeitada por faltarem 22 votos, no dia 25 de abril de 1984.
Passadas duas décadas dos militares no Poder, com a restrição de vários direitos e depois da derrota na votação que instituiria o voto direto para presidente da República, lideranças políticas, como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Luiz Inácio Lula da Silva, Miguel Arraes, Fernando Henrique Cardoso e muitos outros percorreram o Brasil para tentar unir a sociedade com o ideal de pôr um fim ao regime autoritário.
Com a impossibilidade de eleições diretas, o então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves, passou a articular a disputa da eleição presidencial no Colégio Eleitoral, formado por deputados e senadores. Até então, só os militares participavam do processo. Tancredo convenceu os aliados, deixou o governo de Minas e se tornou o candidato das oposições. Uma das suas promessas de campanha era a convocação da Constituinte. Na disputa, o ex-governador mineiro venceu Paulo Maluf, candidato oficial dos militares.
Com a eleição de Tancredo, estava cada vez mais próxima a possibilidade do país deixar para trás os anos de ditadura e avançar para o regime democrático. Mas o sonho, no entanto, se viu ameaçado com a impossibilidade de Tancredo tomar posse em 15 de março de 1985, em virtude de uma crise de diverticulite. Internado às pressas no Hospital de Base do Distrito Federal, o presidente eleito fez uma cirurgia de emergência. No dia seguinte à sua internação, subiu a rampa do Palácio do Planalto o vice-presidente José Sarney. Com a morte de Tancredo, em 21 de abril de 1985, Sarney foi efetivado e deu andamento ao processo de transição.
Em 28 de junho de 1985, Sarney cumpriu a promessa de campanha de Tancredo e encaminhou ao Congresso Nacional a Mensagem 330, propondo a convocação da Constituinte, que resultou na Emenda Constitucional 26, de 27 de novembro de 1985. Eleitos em novembro de 1986 e empossados em 1º de fevereiro de 1987, os constituintes iniciaram a elaboração da nova Constituição brasileira. Ao todo, a Assembleia Constituinte foi composta por 487 deputados e 72 senadores.
A intenção inicial era concluir os trabalhos ainda em 1987. No entanto, as divergências entre os parlamentares, especialmente os de linha conservadora e os considerados progressistas, quase inviabilizaram o resultado da Constituinte e provocaram a dilatação do prazo. Foram 18 meses de intenso trabalho, muita discussão e grande participação popular até se chegar ao texto promulgado em 5 de outubro de 1988, por Ulysses Guimarães. Foi a primeira vez na história do país que o povo participou efetivamente da elaboração da Constituição. Além da apresentação direta de sugestões, a população acompanhou da galeria do plenário da Câmara os trabalhos dos constituintes.
A participação popular neste momento histórico da política brasileira pode ser traduzido em números: foram apresentadas 122 emendas, dessas 83 foram aproveitadas na íntegra ou em parte pelos constituintes na elaboração do texto final da Constituição. As emendas foram assinadas por 12.277.423 de brasileiros.

Marina Silva anuncia hoje se disputará Presidência por outro partido

Marina2.jpg
A ex-senadora Marina Silva disse o vai anunciar nesta sexta-feira, em entrevista coletiva à imprensa, se vai concorrer às eleições do ano que vem por outra legenda. Na noite desta quinta-feira, por votos a 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou registro ao partido Rede Sustentabilidade, fundado por Marina. Os ministros entenderam que a legenda não conseguiu o mínimo de 492 mil assinaturas de apoiadores exigido pela Justiça Eleitoral.
Após o julgamento, Marina Silva disse que não está decepcionada com a decisão do TSE, porque entende que a corte reconheceu que a Rede preencheu os demais requisitos da Justiça Eleitoral. "O mais importante é que nós obtivemos nesta corte a declaração de todos os ministros de que nos temos os requisitos mais importantes para ser um partido político. Eles disseram que nós temos um programa e representação social. O registro é só uma questão de tempo˜, declarou.
Perguntada sobre a possibilidade de concorrer às eleições por outro partido. Marina disse que não discutiu um plano alternativo para disputar o pleito, porém, a decisão será anunciada amanhã. "Eu tenho um plano A e continuo no plano A. O plano A é a Rede Sustentabilidade e ela continua como projeto político", concluiu.

Invasão de preferencial provoca acidente no Bairro S. Benedito

Um carro da Parnatel e outro da SN Ambiental, esta ultima contratada da prefeitura de Parnaíba para coleta de lixo, se chocaram por volta das 15 horas desta quinta feira (03) na Rua Vivenda Santa Lúcia Bairro São Benedito.
O acidente aconteceu quando uma Toyota L 200 invadiu a preferencial da Hilux que seguia em sua mão na Rua Vivenda Santa Lucia. Os dois condutores são habilitados e seus carros estão com documentação em dia. O PPtran levantou as causas do acidente encaminhando as partes ao DP mas próximo, não houve vítimas graves.
Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

Aos 20 anos e muito magra, anoréxica vira celebridade na Rússia

                Jovem começou simples regime e ficou viciada em perder peso
Segundo especialistas, o paciente que sofre de anorexia começa a ficar debilitado e a chance de morte é grande quando o peso está muito mais abaixo do que o normal.
— Ficam com a saúde tão frágil quanto a de um idoso. O corpo fragilizado não funciona direito e está suscetível a muitas doenças.

Ninguém queria ficar por aqui', diz o delegado que retirou as celas da Delegacia

Delegacia era mal estruturada e agentes trabalhavam com estímulo zero em Buriti dos Lopes.

Mesmo com ações que já resultam em melhorias nas delegacias do interior do Piauí, a Secretaria de Segurança do Estado ainda precisa voltar-se mais a estes DPs, onde servidores e policiais geralmente mais idosos, estão desestimulados tendo de trabalhar em locais com pouca estrutura e sem nenhum incentivo.

Um exemplo de que um pouco de autoestima pode ajudar, é a cidade de Buriti dos Lopes. Por dois anos, foi difícil encontrar algum delegado que quisesse permanecer trabalhando no município, até a chegada de Rodrigo Mello no mês de abril.

"Nosso agente mais novo tem 62 anos, além claro daqueles que foram convocados agora. Sou o delegado que está durando mais tempo aqui na cidade. Ninguém queria ficar aqui", disse o delegado em entrevista ao portal.

Ele lamentou que a estrutura do lugar acabava desestimulando quem trabalhava na delegacia. "Cheguei aqui e encontrei todo mundo muito desestimulado. Uma das primeiras coisas que fizemos foi acabar com as celas onde ficavam os presos, agora estamos mandando todos para Parnaíba. Transformamos o local em salas climatizadas para os servidores, e já percebemos uma boa mudança", disse Rodrigo Mello.

Delegado Rodrigo Mello está na cidade desde abril
Mas o prédio ainda precisa de sua reforma concluída, e o delegado afirma que ela já está assegurada pela Secretaria de Segurança.

Delegacia não tem mais celas e imediatamente após o flagrante, presos são levados para o presídio
NECESSIDADE DE UM BATALHÃO DE TRÂNSITO
Cena comum na cidade, são motoqueiros trafegando sem uso de nenhum equipamento de segurança, nem mesmo o principal deles, o capacete. "Infelizmente não temos contingente para esse tipo de fiscalização. Nós e a Polícia Militar já temos uma demanda importante na cidade, e um batalhão de trânsito seria o mais correto para esse tipo de fiscalização”, disse.

Sem nenhum batalhão de trânsito na cidade, motoqueiros abusam e "esquecem" do capacete


Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: 180graus

Depois de muita espera, Cajueiro da Praia ganha rádio comunitária

A espera deu resultado. Agora que saiu a concessão do Ministério das Comunicações, Cajueiro da Praia terá sua primeira rádio comunitária legalizada. A comunidade ganhará voz reconhecida na sintonia FM 87,9.

Para ser comunitária, uma rádio deve atender aos interesses de uma comunidade própria e não pode ter fins lucrativos. O apoio, em forma de doação, vem de empresas e entidades que têm ligação com a cidade. A onda da Nova radia atingirão um raio de 1 km na região. Na programação, não podem faltar notícias, músicas, informações sobre saúde, educação e até espaço para a religião. Difícil vai ser agradar a todos.

Parabéns para a FUNDAÇÃO ECOLÓGICA DE CAJUEIRO DA PRAIA, Agora Cajueiro da Praia vai contar com um meio de comunicação do povo. Assim esperamos!
Relação oficial de rádios do estado do Piauí: Click Aqui.

Colisão entre moto e cavalo deixa vítimas com fraturas expostas na PI-116

Por volta das 22:00 hs de ontem (02), Ìtalo Rafael de Sousa Machado 24 anos, em companhia de Priscila Maria da Silva Lima 21 anos, sofreram um grave acidente, quando pilotavam uma moto Fan 125 cor vermelha,  na PI 116, próximo ao antigo IAPEP, após colidirem com um cavalo que estava no meio da rodovia. 


É provável que o acidente tenha ocorrido devido à pouca luminosidade do local. Segundo informações, a colisão foi frontal e o animal morreu na hora. O casal teve fraturas, sendo que Priscila teve fratura exposta no braço esquerdo e Ìtalo quebrou a clavícula. Ambos foram levados ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA em Parnaíba, por uma equipe do SAMU.

Fonte: 180 graus/ Redação blogWiltonVeras Por Joelson Freire

Advogado aponta "erro" da defesa e quer anular júri contra Correia Lima.



O advogado criminalista Leôncio Coelho revelou, durante entrevista no Jornal do Piauí nesta quarta-feira (02), que deve, em breve, voltar a defender o ex-coronel da Polícia Militar do Piauí José Viriato Correia Lima. A primeira ação será pedir a anulação do júri no caso Safanelli.  


 

“Vou entrar com ação pedindo anulação do júri. Ele estava viciado devido a divulgação do vídeo em que ele estaria ameaçando o secretário Robert Rios. Só falta acertar questões de honorários”, explicou o bacharel em Direito.

No último dia 30 de setembro, o ex-militar foi julgado em Parnaíba sobre a acusação de ser mandante da morte do policial civil Leandro Safanelli, em 1989. Correia Lima foi condenado a 23 anos e 7 meses de detenção.
“O que aconteceu com Correia Lima foi armação odiosa e vil. A câmera dentro da cela era ilegal e repercutir no conselho de sentença. Equipamentos como este não podem entrar em presídios. Por isso, existem as revistas”, analisa o advogado. 

Leôncio Coelho apresentou documento em que Correia Lima destitui da defesa o advogado Wendell Oliveira, que atuou no último julgamento. A assinatura data de 29 de setembro, um da antes do confronto judicial. O criminalista criticou a atuação do colega de profissão. 


“O Wendell conversou com o ex-coronel e o convenceu de ir a júri. Essa foi uma orientação errada. No júri, ele não foi julgado a morte de Safanelli, mas pela possível ameaça de morte contra Robert Rios”, diz o advogado. 

O criminalista falou ainda que vai reagir contra o vídeo das supostas ameaças, que também colocava em risco de morte o jornalista Arimatéia Azevedo. “No vídeo, o Correia Lima estava acuado e foi induzido a falar que iria matar”, defende. 

Cidadeverde.com

Após 3 meses, mãe de Talia diz que acusado foi a protesto pedir justiça

Frieza do adolescente assustou os pais de Talia: 'Ele foi até ao protesto dela
180graus esteve na casa onde Talia morava com os pais, Antonio de Pádua da Silva e Elzete Araújo dos Anjos, e conversou sobre a situação da família depois deste crime que chocou não só o pequeno município, mas comoveu todo Piauí, pela forma brutal como aconteceu.Nesta quarta-feira (02/10), completa três meses da morte da estudante Talia dos Anjos, degolada pelo adolescente B.C., de apenas 16 anos, dentro de um santuário na cidade de Ilha Grande, litoral do estado. Seu corpo foi encontrado na manhã seguinte do crime pelo irmão da vítima, que mora a poucos metros de onde o bárbaro homicídio aconteceu.
Depois que a jovem foi morta, parte das árvores que ajudaram a esconder o acusado, foram podadas, e uma lâmpada foi posta justamente onde o corpo foi encontrado. Do local, é possível ver a janela da casa da adolescente. "Ele matou minha filha olhando lá para casa. Nesta noite nem vento tinha, mas não ouvimos nada, nenhum grito. Se fosse alguém desconhecido ela gritaria e iríamos ouvir", disse a dona de casa Elzete. 
Recentemente na cidade, correu o boato de que o adolescente de 16 anos havia sido soldo, mas para tranquilidade da família, ele ainda continua preso em Teresina. "Muitas pessoas vem nos dando apoio, e se sentem comovidos com o que aconteceu. Às vezes os amigos dela vem aqui dizer que correram atrás do pai do assassino, dão conta se ele está andando pela cidade", disse a mãe da jovem assassinada.
Mas o que chamou atenção da reportagem, foi a frieza demonstrada pelo assassino nos dias após o crime. Ele visitou a família de Talia várias vezes, fez-se de amigo e até participou de um protesto pelas ruas do município, que pedia por justiça. "Ele saiu até para comer pizza com a irmã da Talia que veio de Brasília. Este rapaz sempre debochava e dizia, quem será que matou a bichinha, chegou até mesmo a chamar a polícia de otária, acreditando que ficaria impune", detalha dona Elzete,
Pai mostra lâmpada que só foi colocada depois do crime brutal
Pai mostra lâmpada que só foi colocada depois do crime brutal
Mesmo o garoto tendo confessado o crime em um vídeoafirmando que agiu sozinho, não é esta a convicção da família. "Ele diz que pegou a menina por trás, mas a camisa e o calção dele, pela frente, estava todo lavado de sangue. Ele escondeu dentro do banheiro. Alguém segurou a boca dela para não gritar. O rosto dela estava todo cheio de marcas de unha, parece que até um murro ela levou", descreve o pai da garota. 
No dia do crime, árvores escondiam o local onde Talia e o acusado estavam; hoje o lugar pode ser visto de vários pontos da cidade
No dia do crime, árvores escondiam o local onde Talia e o acusado estavam; hoje o lugar
 pode ser visto
 de vários pontos da cidade
A família infelizmente não tem provas, mas suspeita de que o rapaz que comprou o celular de Talia que foi vendido por B.C., sabia do crime e sempre encobertou. Carlos Augusto Oliveira trabalhava na Câmara de Vereadores de Ilha Grande, e foi lá, em um dos computadores, que acessou o sistema do celular e viu as fotos de Talia. "Ele diz que não sabia, mas como pode? Se no celular da Talia tudo tinha foto dela. Até o Facebook da menina eles conseguiram bloquear, nem a polícia teve acesso", diz a mãe de Talia.
Garoto vendeu celular da jovem após matá-la; depois acabou pegando de volta e jogou dentro do mangue
Garoto vendeu celular da jovem após matá-la; depois acabou pegando de volta
 e jogou dentro do mangue
Os pais também discordam da tese de que Talia foi morta por causa de uma suposta gravidez. "Não foi por isso, se ela tivesse grávida nós saberíamos, mas nas ligações não há nenhuma conversa sobre isso. Aquele comprimido foi só para desviar a atenção. Sei lá, acho que a Talia viu alguma coisa, ou que ele era apaixonado por ela, e minha filha não queria. A polícia chegou até a falar que esse Carlinhos seria gay, e que teria tido um romance com o rapaz que matou minha filha. Sei lá, vai ver ela viu alguma coisa entre eles, mas infelizmente não temos certeza de nada disso, são só suspeitas", afirmou a mãe. 
Todos os dias família passa em frente do local onde a filha foi morta
Todos os dias família passa em frente do local onde a filha foi morta
Como a comoção popular foi grande, a família de B.C. acabou deixando Ilha Grande e mudou-se para Parnaíba. Dificilmente são vistos no município, e quando vão, acabam sendo hostilizados. Já Carlinhos, como é mais conhecido, deixou o Piauí e foi embora para Brasília. Ele acabou sendo exonerado da Câmara de Vereadores e mesmo alegando inocência, preferiu ir embora.
Família do adolescente mudou-se de Ilha Grande, e 'Carlinhos' foi embora após ser exonerado da CâmaraFamília do adolescente mudou-se de Ilha Grande, e 'Carlinhos' foi embora após ser exonerado da Câmara
Hoje eles convivem com a dor de todos os dias ter de olhar para o lugar onde a filha foi morta. Dona Elzete afirma que o crime teve repercussão nacional, e frequentemente repórteres de outros estados a procuram. A família tem fé na justiça dos homens, mas ainda mais na "de Deus" e são confiantes de que mesmo o rapaz sendo solto, ele sofrerá as consequências do crime brutal que cometeu. 
DSCN9915.JPG
REPÓRTERES: Apoliana Oliveira e Fábio Carvalho - Direto de Ilha Grande

TSE barra partido de Marina e deve mudar eleições

Em uma decisão que poderá mudar os rumos da próxima eleição presidencial no país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou na noite desta quinta-feira a criação da Rede Sustentabilidade, partido idealizado pela ex-senadora Marina Silva. Até agora, cinco dos sete ministros da corte — Laurita Vaz, João Otávio Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello — votaram contra a formação da legenda, que em sete meses não conseguiu cumprir o requisito básico para seu registro: recolher o mínimo de 492.000 assinaturas certificadas em cartórios eleitorais. 
A menos que Marina se filie a uma legenda já existente até sábado — um ano antes das eleições —, a decisão do tribunal irá alterar o cenário que se desenhava para as eleições do ano que vem. Com um capital político de 19,6 milhões de votos no pleito de 2010 (19,3% dos votos válidos), Marina aparece hoje como a mais bem colocada adversária na tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Além disso, sua presença na corrida presidencial é considerada crucial pela oposição para forçar a disputa de um segundo turno.
002
O fiasco foi fruto de amadorismo e inabilidade. Em alguns pontos do país, como no Distrito Federal, onde a ex-senadora alcançou sua maior votação proporcional em 2010, com mais de 611.000 votos válidos, apenas 45.314 assinaturas foram recolhidas – e 33% delas foram invalidadas. Os 12.000 voluntários a atuar na coleta das assinaturas amealharam, em média, só 75 assinaturas cada um. No total, os idealistas da Rede comprovaram o apoio de 442.524 eleitores.
A mesma tarefa havia sido cumprida com êxito pelo nanico Partido da Pátria Livre (PPL) e, recentemente, pelo Pros e pelo Solidariedade, que ampliaram o já saturado sistema partidário brasileiro para 32 agremiações. Nenhuma das três novas siglas possui um nome com tanto peso político como o de Marina Silva. Em sua defesa, a Rede alegou que os cartórios eleitorais rechaçaram assinaturas sem justificativa.
“O estado não pode tolher o direito fundamental de organização partidária em função da sua própria má gestão”, afirmou o advogado da Rede, Torquato Jardim, ex-ministro do TSE.
003
Na sequência, o vice-procurador eleitoral, Eugênio Aragão, rebateu: “Não anda bem o partido quando atribui culpa aos cartórios. O dado é objetivo: não foi alcançado o número mínimo previsto na lei de criação de partidos políticos. Todos os partidos que pediram registro no TSE passaram pela mesma situação. Não é um tratamento diferenciado à Rede Sustentabilidade”, disse. “Esse dado é fatal.”
​ Na reta final para o registro da Rede, Marina ainda desconsiderou todos os precedentes do tribunal eleitoral em relação a registros de partido. Desde setembro de 2011, quando a corte atestou a criação do PSD, do ex-prefeito Gilberto Kassab (SP), o TSE deixou claro que não cabe a ele a tarefa de conferir a autenticidade de cada assinatura encaminhada aos cartórios. Na última semana, a lição foi repisada no julgamento dos registros do Pros e do Solidariedade.
“Seria inconsistente com o ordenamento jurídico que se promovesse a validação das assinaturas por mera presunção. O fator tempo mostrou-se decisivo. Importante anotar que o tempo impõe-se contra o partido”, disse a relatora do caso, ministra Laurita Vaz. “Não vejo como contornar a exigência da lei, em que pesem o calor social e o desejo dos homens mais éticos desse país”, acompanhou o ministro João Otávio Noronha.
Sessão – Marina acompanhou o julgamento na primeira fila do plenário do TSE, acompanhada de deputados federais que pretendiam migrar para a Rede, como Miro Teixeira (RJ), Reguffe (DF), Walter Feldman (SP) e Domingos Dutra (MA), e da ex-senadora alagoana Heloísa Helena.
004
Nascida em 1958 na comunidade Seringal Bagaço, zona rural de Rio Branco (AC), a historiadora Marina Silva foi companheira de luta do líder sindical e ambientalista Chico Mendes. Então católica, Marina ajudou a fundar, ao lado de Mendes, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre, em 1984. Iniciou a carreira política filiada ao PT, em 1986, quanto tentou se eleger deputada federal. Ela seria eleita apenas em 1988, como vereadora, pelo partido em Rio Branco.
A aliados mais próximos, Marina afirmou que, sem a Rede, não tem planos de se filiar a nenhuma outra legenda para concorrer ao Palácio do Planalto. Também não pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para insistir no registro da sigla. Porém, é unâmime no universo político que não é uma decisão simples. Sem partido e sem mandato, ela corre o risco de perder o capital político nos próximos quatro anos. 
Para atrair a ex-senadora, o minúsculo PEN, por exemplo, aceita mudar seu nome para Rede e promete ceder a ela a presidência da legenda. No PPS a situação não é muito diferente: o presidente da sigla, deputado Roberto Freire (SP), já afirmou mais de uma vez que as portas estão abertas. Ou seja, Marina terá pouco mais de 48 horas para escolher se manterá sua linha ideológica e adiará seu sonho para 2018 ou se alugará uma legenda para concorrer à Presidência no ano que vem.
Fonte: Veja Abril

Governador visita Campo Maior Hoje sexta-feira durante encontro da imprensa local

O governador Wilson Martins participa, na próxima sexta-feira (4), da abertura do Encontro de Blogueiros e Radialistas, promovido pela Coordenadoria de Comunicação do Estado (CCom). O primeiro encontro acontecerá em Campo Maior, devendo se repetir durante todas as sextas-feiras do mês de outubro, em decorrência das homenagens do Governo do Estado ao mês de aniversário do Piauí.

O encontro visa proporcionar um debate sobre as mudanças pelas quais vem passando a comunicação e as formas de exercê-la. As cidades que receberão os encontros serão: Campo Maior, Picos, Parnaíba e Bom Jesus.
Após abrir o encontro, o governador segue para o município de Barras, onde assina ordem de serviço para ampliação do Hospital Regional de Barras, com a construção de 20 leitos, além de entregar bicicletas aos alunos da rede pública estadual.
Já em Morro do Chapéu, Wilson Martins visita as obras do estádio de futebol do município, que é de responsabilidade da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), além de efetuar convênio para a aquisição de ambulância.
Para encerrar a agenda de inaugurações na região Norte, o governador segue para o município de Esperantina, onde visita as obras de construção do Rodoanel da cidade e as obras de reforma e ampliação do mercado público. Na oportunidade, Wilson inaugura ginásio poliesportivo, construído pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), além de entregar bicicletas para alunos da rede pública estadual de Esperantina.
Programação do Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí
8h às 9h - Recepção ao Governador (entrevistas e cerimônia de abertura)
9h às 10h30 - Bate-papo 1. Tema: Desafios da atividade jornalística no rádio e internet no Piauí. Convidados: Elivaldo Barbosa (Cidade Verde), Edílson Araújo (Rádio Carnaúba FM) e Blogueiro local
10h30 às 11h - Intervalo
11h às 12h - Bate-papo 2. Tema: Rádio e Internet - Como tornar rentável as duas atividades? A busca por novos segmentos do programa Baphon. Convidados: Ítalo John e André Moura

8h – Encontro de Radialistas e Blogueiros do Piauí – Câmara Municipal de Campo Maior
8h – Serviços de Cidadania – Local: Complexo Cultural Valdir  Fortes  
14h – Oficina de Pintura –Local: Complexo Cultural Valdir  Fortes
16h – Intervenção artística – “Mural Cores e Sabores” – Local: Muro da AABB
18h – Mostra de Vídeos – Local: Complexo Cultural Valdir  Fortes
19h – Show com Vagner Ribeiro e Valor de PI – Local: Complexo Cultural Valdir  Fortes

Defesa pede soltura do ex-coronel Correia Lima até recurso ser julgado

O advogado Wendel Oliveira ingressou com novo recurso para tentar libertar o ex-coronel José Viriato Correia Lima, acusado de comandar o crime organizado no Piauí nos anos 1980 e 1990. 

TV Cidade Verde
Correia Lima no julgamento do Caso Safanneli

Na segunda-feira, Correia Lima foi condenado a 27 anos, 3 meses e 15 dias de prisão pela morte de Leandro Safanneli Bernardes, ocorrida em 8 de agosto de 1989. Em Parnaíba (PI), o júri popular entendeu que o ex-coronel foi o mandante do homicídio do policial, por reprovar o relacionamento de sua filha com ele.  

A defesa pede que o Tribunal de Justiça do Piauí conceda alvará de soltura até o julgamento da apelação da sentença. Considera ainda que "o caso é URGENTE em virtude de tratar-se de constrangimento ilegal concretamente vislumbrável à primeira vista".

O recurso frisa que Correia Lima "tem família, não atentou em nenhum momento contra a ordem pública e nem resistiu em nenhum momento à aplicação da lei penal". 

Fábio Lima

Em Parnaíba, casas do Minha Casa, Minha Vida são vendidas até pelo Facebook

Em Parnaíba, casas do programa Minha Casa, Minha Vida, foram tema de discussão na Câmara Municipal. A Caixa Econômica e os vereadores estimam que 30% dos imóveis do residencial Colina da Alvorada foram vendidos ou alugados, o que é proibido por lei.


Segundo a discussão na Câmara, é possível encontrar as casas a venda nas redes sociais, como o Facebook. Os imóveis foram entregues para reduzir o déficit habitacional da cidade e por isso devem ser devolvidos para novo sorteio.

A Prefeitura e a Caixa Econômica Federal admitem falhas na fiscalização. De acordo com o gerente regional do órgão, Raimundo Nonato, é preciso intensificar o processo de conferência dos dados e comprovação das informações. "O acompanhamento deve ser feito não só pelo banco, mas também pela Câmara e pelo Ministério Público", destacou.

Jordana Cury
Com informações de Tiago Melo.
jordanacury@cidadeverde.com

Tia de criança estuprada em Campo Maior nega acusação de extorsão

Nesta quinta-feira (03) a trabalhadora autônoma Cilene Gonçalves da Paz procurou a imprensa pra se defender de acusações feitas pelo seu próprio irmão, o comerciante Alfredo (58) que está sendo o principal suspeito de ter estuprado sua sobrinha há 03 meses quando ela saia da escola no Bairro de Fátima. Ele teria levado a menina para a Serra de Santo Antônio e praticado sexo.
Cilene negou que seja usuária de drogas e que estaria ameaçando Alfredo caso não lhe desse dinheiro, como afirmou o acusado. “Ela disse que eu ia ver o que ia acontecer senão desse o dinheiro”, revelou Alfredo a uma rádio local. Cilene confirmou que realmente tinha o costume de ir ao comércio dele e recebia de R$ 2 e R$ 5 reais, mas nunca tentou lhe extorquir. Alfredo é irmão por parte de pai de Cilene e de Áurea Maria da Paz, que é mãe da vítima.
Em sua versão, Cilene revela que Alfredo já tentou ficar até com ela. “Eu disse que somos irmãos e não dava certo, mas ele veio com outra história pedindo pra eu ajeitar uma das minhas sobrinhas que me dava R$ 50 reais e na mesma hora eu disse que nem se me desse mil reais não faria isso”, contou a tia da menor. Ela informou ainda que no mesmo instante disse pra ele que as meninas eram menor de idade e que dava cadeia. Ao falar isso, Cilene comentou que Alfredo revidou dizendo: em vez de dá para os de fora, dá para os de casa.
Ainda segundo Cilene, Alfredo já teria dado em cima da menina. “Uma vez cheguei lá com uma das meninas e ele tentou ficar com ela”, destacou.
Cilene finalizou afirmando que a história dita pelo irmão de seu envolvimento no caso tem lhe prejudicado muito. “Tenho dois filhos e estou com dificuldades de encontrar emprego”, concluiu a autônoma que é solteira.
Imagem ilustrativa

Cabeceiras a José de Freitas: Acidente entre hillux e saveiro na PI-113, deixa duas pessoas feridas

Na noite desta quarta-feira (02), foi registrado um grave acidente de transito envolvendo dois veículos, na PI-113, no trecho situado entre as cidades de José de Freitas e Cabeceiras-PI.

O acidente envolveu dois veículos, sendo um Saveiro de placa NIB-1704/Teresina-PI de cor prata, e uma Hilux de cor vermelha de placa HPG-9514/Luzilândia-Pi. A caminhonete e a Saveiro trafegavam em sentido contrario, de acordo com informações da Policia Militar, a colisão foi provocada por uma ultrapassagem indevida feita por um dos carros.
O senhor Antônio Faustino, residente na Rua Jaime Fortes centro de José de Freitas e seu amigo João Ferreira estavam na Saveiro, os dois sofreram escoriações pelo corpo. Os ocupantes da Caminhonete foram identificados por Francisco Teles Neto, Creuza Maria Pereira, José Domingos Monteiro e Cristiane Lopez, todos residentes na cidade de Luzilândia-PI.
Os feridos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora do Livramento em José de Freitas, onde foram medicados e em seguida liberados pela equipe medica de plantão. O trafego no local foi controlado pela Policia Militar da 3ª Cia. Os transportes ficaram parcialmente destruídos.
Fonte: JFAgora

Secretário Átila Lira afirma que PSB vai eleger um senador e apoiar o candidato ao Governo em 2014

Brasileiro durante entrevista concedida na noite desta quinta-feira (03).

Questionado se Fortes [pretensioso candidato a deputado federal no ano que vem] poderia atrapalhar sua possível candidatura em 2014, Átila mostrou o contrário. “A chegada de Heráclito é bastante positiva, ele é um líder, vai somar e trazer mais gente para o partido”, comentou.


Imagem: Bárbara Rodrigues/ GP1Átila Lira(Imagem: Bárbara Rodrigues/ GP1)      Átila Lira (PSB)

Lira acrescentou ainda que com a Reforma Política em curso, os partidos precisam ser grandes. “PSB está crescendo e vamos eleger um senador e apoiar o próximo candidato ao Governo em 2014”, disse.

A respeito do suposto incômodo petista com a chegada de Heráclito Fortes [oposição assumida ao senador Wellington Dias (PT)] ao partido do Governo, Átila ameniza. “Isso é outra história, quem está chegando agora ao PSB respeita a relação que o partido tem com seus aliados”, garantiu.

Cenário nacional
Comentando a movimentação nacional, o secretário disse que Eduardo Campos (PSB), pode ter o apoio de Marina Silva. “Ela é um mito da política e o eleitor define melhor seus candidatos com os programas eleitorais”, concluiu. Marina tenta fundar um novo partido para viabilizar sua candidatura à presidência, enquanto Eduardo, líder nacional do PSB, deixou a base aliada, o governo de Dilma para ter independência e talvez também sair candidato de oposição à presidenta petista.

Polícia descobre "traições mútuas" durante investigações sobre assassinato de empresário

Durante as investigações que levaram ao esclarecimento do assassinato do empresário Epaminondas Coutinho Feitosa, o "Nondas", com 13 tiros, por dois pistoleiros, no dia 8 de junho deste ano, a mando de sua mulher, Antônia Rocha Andrade, a Toinha, a polícia recebeu informações de que "havia traições mútuas" em meio ao relacionamento do casal e este teria sido o motivo do crime.

Imagem: ReproduçãoEmpresário Epaminondas foi morto com nove tiros(Imagem:Reprodução)Empresário Epaminondas foi morto com nove tiros
De acordo com as investigações comandadas pelo delegado Tales Gomes, a execução de "Nondas", ao chegar em casa, foi acertada pelo agenciador Tiago Osório Cavalcante, o "Tiago Gordinho", com os pistoleiros Irinaldo José, o "Tété", e José Manoel Santino. Os três estiveram juntos cerca de 20 minutos antes do crime, observando quando o empresário pegava o filho no Colégio das Irmãs, em Picos.
Imagem: PM/PISantinho e Teté, suspeitos de assassinarem o empresário Epaminondas(Imagem:PM/PI)Santinho e Teté

As traições

Para chegar ao entendimento de que na "periferia" do relacionamento de "Nondas" com "Toinha" havia relações extraconjugais das duas partes, algumas situações foram constatadas. Há, por exemplo, o registro de uma ocasião em que o empresário se encontrava no facebook, acertando encontro com uma jovem garota residente perto de sua casa, quando adormeceu deixando o celular aberto com todas as mensagens.

Nessa ocasião "Toinha" teria dito que ele receberia o mesmo tratamento. Consta que ela já estaria mantendo um relacionamento sem o conhecimento de "Nondas", que era o seu segundo marido. O primeiro foi um comerciante de Jaicós com quem dividia a propriedade de uma ótica.
Imagem: ReproduçãoToinha ao lado do esposo(Imagem:Reprodução)   Toinha ao lado de Epaminondas
Preterido por "Toinha", que começara a namorar com "Nondas" antes da separação, o comerciante, segundo informações de amigos, não fez questão por bens e foi embora para o Estado do Tocantins, deixando "Toinha" e "Nondas" com a ótica.

Além de administrar a ótica "Santa Luzia" em Picos, Epaminondas era secretário municipal em uma cidade vizinha a Picos e tinha fama de conquistador.

"Thiago Gordinho", o agenciador, e os pistoleiros "Teté" e Santinho já foram, inclusive, denunciados pelo Ministério Público, mas o delegado Tales Gomes abriu novo inquérito, agora para apurar se "Toinha", dentro da cadeia, está ameaçando de morte a família de um deles.

PROCESSOS CONTRA POLICIAIS NO CEARÁ AUMENTAM 200% EM 2013.

No estado do Ceará, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) registrou um aumento de mais de 200% no número de processos em andamento contra policiais de 2012 a 2013. Em todo o ano passado foram abertos 480 processos, enquanto em 2013 – até o início de agosto, esse número pulou para 1.837Em 2012, a Controladoria afirmou que 8 pessoas foram mortas por policiais. Já em 2013, o número chegou a 7 até o fim de setembro.

Os dados apresentados pela CGD dizem respeito à Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Sistema Penitenciário, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O primeiro órgão é o principal alvo de denúncias, com 59% delas em 2013. Depois, aparece a Polícia Civil (25%), seguida pelo Sistema Penitenciário (4%).
Dentre as denúncias mais frequentes, estão abuso de autoridade, agressão física, ameaça e concussão/corrupção/extorsão. No caso de extorsões, o Ceará tem um destaque negativo. Em abril deste ano, o estado foi apontado pelo Ministério da Justiça como o 10º do Brasil em extorsão policial.
Fonte: Tribuna do Ceará

Presidente do PT se revolta e declara que senador Wellington Dias não tem seu voto

O Presidente do Partido dos Trabalhadores de Assunção do Piauí que também é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Caetano da Silva, considerou uma vergonha para o Estado do Piauí o que as famílias da Comunidade Centro do Meio, viveram nesta terça-feira (01) quando foi cumprido uma ordem de despejo e várias famílias ficaram sem moradias.

Imagem: ReproduçãoMomento do discurso do senador Welington Dias no Sindicato(Imagem:reprodução)Momento do discurso do senador Welington Dias no Sindicato
Segundo Caetano, ainda na sexta-feira (27), quando caminhava por Assunção do Piauí em uma visita de praxe o senador Wellington Dias, o deputado Jesus Rodrigues, o deputado Assis Carvalho, o deputado João de Deus e o prefeito de Campo Maior Paulo Martins, todos do PT, foram parados pelas famílias da Comunidade Centro do Meio e ouviram o clamor daquele povo e, quando fizeram seus discursos no Auditório do STTR de Assunção do Piauí para a população presente naquela tarde, todos os petistas, sem exceção, prometeram ajuda aos trabalhadores rurais do município, tendo em vista a existência de outro processo de desapropriação da área toda do latifundiário que vem se arrastando por mais de 10 anos.
Imagem: reproduçãoLíder sindical José Caetano(Imagem:reprodução)Líder sindical José Caetano
Já no sábado compareceram na comunidade para realizar reunião com os trabalhadores e moradores, o STTR local, o INCRA, a FETAG-PI, OAB-PI e outras entidades do município, onde foi criada uma comissão para acompanhar o caso para atuar na FETAG-PI e Tribunal de Justiça do Piauí, na tentativa de protelar a ordem de despejo até que se fosse revogada a liminar pelo TJ-PI, mas segundo o presidente do sindicato, nenhuma ação por parte dos parlamentares foi somada a comissão para ajudar na solução do conflito e, a ordem de despejo foi concluída pelo Polícia de Choque do Piauí.
Imagem: reproduçãoMomento do cumprimento da Ordem de Despejo(Imagem:reprodução)Momento do cumprimento da Ordem de Despejo
O presidente do Sindicato se emocionou ao ver o despejo e a demolição das casas e acrescentou que não fará mais palanque para o PT em Assunção do Piauí. “Chorei ao ver a Polícia de Choque demolindo a casa, a cisterna que eu ajudei a construir através da Articulação de Convivência com o Semiárido Brasileiro – ASA, sendo demolida uma história de vida daquela gente que mora ali há mais de quarenta anos e, saber que o meu País não fez nada para impedir, nossa bancada de parlamentares do PT no Piauí fecharam os olhos para o caso, nós não faremos mais palanque para o PT em Assunção do Piauí”, disse José Caetano da Silva.

Outro lado

O GP1 telefonou para o senador Wellington Dias e o deputado e presidente estadual do PT, Fábio Novo, mas não atenderam as ligações.
Imagem: reproduçãoComunidade reunida(Imagem:reprodução)Comunidade reunida
Imagem: reproduçãoMomento do cumprimento da Ordem de Despejo(Imagem:reprodução)Momento do cumprimento da Ordem de Despejo

POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ ABRE 430 VAGAS PARA SOLDADOS E OFICIAIS.

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) abrirá inscrições para admitir 430 profissionais, sendo 400 para soldados e 30 para oficiais. As oportunidades são para nível médio e superior em Direito e os convocados receberão, inicialmente, bolsas nos valores de R$2.047,63 para soldados e R$3.897,04 para oficiais. Das vagas, 37 para soldado e três para oficial são destinadas a candidatos do gênero feminino. Para participar da seleção, os interessados nos cargos de soldado devem ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30. Já para oficiais, a idade mínima é de 21 anos.


As inscrições no concurso devem ser feitas de 7 de outubro a 22 de outubro, exclusivamente no endereço eletrônico do Nucepe, onde você poderá baixar também o edital. A taxa é R$ 70 para os interessados no curso de soldados e R$ 100 para oficiais.
A primeira etapa do concurso consistirá de prova escrita objetiva, seguida de exame de saúde (médico e odontológico). O processo segue com teste de aptidão física, exame psicológico e investigação social, totalizando cinco etapas de seleção.
A prova escrita será realizada dia 1º de dezembro nas cidades de Teresina, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.
Fonte: FD

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...